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dc.contributor.advisorBoll, Cíntia Inêspt_BR
dc.contributor.authorNeves, Liliane Elise Souzapt_BR
dc.date.accessioned2022-07-09T05:05:25Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/242167pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como principal objetivo descrever as possíveis potências da Rede Social Instagram como ferramenta mediadora no processo de convergência, compartilhamento de saberes e criação de inteligência coletiva no suporte a educação em saúde, em especial as Anomalias Craniofaciais. A abordagem metodológica é de caráter múltiplo de cunho qualitativo e quantitativo, e cada recorte específico do estudo contou com uma metodologia distinta. Inicialmente, foi realizada pesquisa da produção acadêmica de diversos autores e estudiosos da Cultura Digital, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e Redes Sociais, com a qual foi possível delinear um relevante arcabouço teórico que revelou a pertinência de conceitos como tecnologias digitais, colaboração, interações sociais e redes sociais. Esse levantamento possibilitou a etapa seguinte, onde fora iniciado o diálogo entre os dados obtidos na proporção de criação de cenários e narrativas na rede social Instagram referentes às Anomalias Craniofaciais pautados e fortalecidos através da curadoria digital como processo necessário na confecção de cenários educativos, promoção de saberes acadêmicos e construção de inteligência coletiva. Através de uma metodologia de revisão bibliográfica, conceituou-se a base teórica que fundamenta a estética da criação dos recursos multimidiáticos em espaços de aprendizagem nas redes sociais. A partir disso, foi possível elaborar a criação de vídeos, tendo como base um roteiro instrucional que orientou a construção dos cenários educativos e narrativas. A singularidade deste estudo parte da compreensão e necessidade da realização de uma curadoria digital, considerando o espect-ator na criação de uma inteligência coletiva na formação e construção comunitária de saberes na saúde, especificamente na temática das Anomalias Craniofaciais. A pesquisa permite afirmar que estratégias como o uso do Instagram viabiliza a convergência de saberes, instigando a construção e compartilhamento de perspectivas, especialmente as científicas. Os usuários sejam eles pacientes, cuidadores ou outros profissionais de saúde fazem parte desta coletividade, e tornam-se o núcleo da produção em saúde, de saberes que se convergem. Essa convergência envolve cada um, e emerge à superfície dando voz, mas também escutando, acolhendo e integrando saberes em seus diversos níveis o que possibilita ‘trocas’ de conhecimentos em vista de uma saúde integral. Desta forma, este estudo aponta elementos para a visibilização do uso de redes sociais, como o Instagram na promoção de conhecimentos científicos, porquanto a curadoria digital traz outro olhar a promoção e aprendizagem dos saberes que, mesmo ao convergir com o senso comum e verdades populares, mantêm-se como uma importante ferramenta no aprender, saber, compartilhar, contrapondo-se a cultura da desinformação e popularizando questões próprias do campo físico dos hospitais para o campo não físico da cultura digital.pt_BR
dc.description.abstractThe present research had as main objective to describe the possible powers of the Instagram Social Network as a mediating tool in the process of convergence, knowledge sharing and the creation of collective intelligence to support health education, in particular Craniofacial Anomalies. The methodological approach has a multiple character of qualitative and quantitative nature, and each specific section of the study had a different methodological approach. Initially, research was carried out on the academic production of several authors and scholars of Digital Culture, Digital Technologies of Information and Communication (DTIC) and Social Networks, with which it was possible to outline a relevant theoretical framework that revealed the relevance of concepts such as digital technologies, collaboration, social interactions and social networks. This survey enabled the next stage, where the dialogue between the data obtained in proportion to the creation of scenarios and narratives on the Instagram social network regarding Craniofacial Anomalies guided and strengthened through digital curation as a necessary process in the making of educational scenarios, promotion of academic knowledge and building collective intelligence. Through a bibliographic review methodology, the theoretical basis that underlies the aesthetics of the creation of multimedia resources in learning spaces on social networks was conceptualized. From this, it was possible to elaborate the creation of videos, based on an instructional script that guided the construction of educational and narrative scenarios. The singularity of this study starts from the understanding and the need to carry out a digital curation, considering the spect-actor in the creation of a collective intelligence in the formation and community construction of knowledge in health, specifically in the theme of Craniofacial Anomalies. The research allows us to state that strategies such as the use of Instagram make possible the convergence of knowledge, instigating the construction and sharing of perspective, especially scientific ones. Users, whether they are patients, caregivers or other health professionals are part of this community, and become the nucleus of health production, of knowledge that converges. This convergence involves each one, and emerges to the surface, giving a voice, but also listening, welcoming and integrating knowledge at its different levels, which enables ‘exchanges’ of knowledge in view of integral health. Thus, this study points out elements for the visibility of the use of social networks, such as Instagram in the promotion of scientific knowledge, as digital curation brings another perspective to the promotion and learning of knowledge that, even when converging with common sense and truths popular, remain an important tool in learning, knowing, sharing, countering the culture of disinformation and popularizing issues specific to the physical field of hospitals to the non-physical field of digital culture.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectCraniofacial abnormalitiesen
dc.subjectBiomedical technologyen
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectData curationen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectHealth educationen
dc.subjectRedes sociais onlinept_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectSocial networkingen
dc.titleCuradoria digital e o cotidiano hospitalar : as redes sociais e a convergência de saberes sobre as anomalias craniofaciaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001119505pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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