Ensaio sobre visibilidades e cegueiras no mundo formativo da Odontologia : parte 2-os estágios e o ensino on-line (remoto)
dc.contributor.author | Warmling, Cristine Maria | pt_BR |
dc.contributor.author | Moysés, Samuel Jorge | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-15T04:48:08Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1679-5954 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/242541 | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensaio, parte 2, enfatizao uso ampliado de tecnologias informacionais de ensino virtual (ou remoto)e as possibilidades de inovações nas práticas pedagógicas, técnicas e políticascom especial destaquepara a práxis dos estágios curriculares em Odontologia. O foco aqui debruça-se sobre como no cenário pandêmico produziram-se,pelos órgãos corporativos e nos âmbitos institucionais, normativas de gestãodigitaldas práticas profissionais e educacionais e seus reflexos em se tratando de estágios no Sistema Único de Saúde. Conclui com a crítica sobre asrelações ambivalentes entre o humano e o tecnológico,em particular sobre o conceito de presença no contexto pandêmico, mas indagandotambém sobre horizontes futuros pós-pandêmicosno universo educacional. | pt_BR |
dc.description.abstract | The essay, part 2, emphasizes the expanded use of informational technologies for virtual (remote) teaching and the possibilities for innovations in pedagogical, technical, and political practices with special emphasis on the praxis of curricular internships in dentistry. The focus here is on how the pandemic scenario produced regulations by corporate bodies and in institutional spheres, for digital management of professional and educational practices and their consequences in terms of internships in the Unified Health System. It concludes with a critique of the ambivalent relations between the human and the technological, in particular the concept of presence in the pandemic context, but also inquiring about future post-pandemic horizons in the educational universe. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista da ABENO. Brasília. Vol. 21, n. 1 (2021), 1599, 12 p. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Education, dental | en |
dc.subject | Educação em odontologia | pt_BR |
dc.subject | Pandemias | pt_BR |
dc.subject | Pandemics | en |
dc.subject | Educação a distância | pt_BR |
dc.subject | Education, distance | en |
dc.subject | Coronavirus infections | en |
dc.subject | Infecções por coronavirus | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Syllabus | en |
dc.title | Ensaio sobre visibilidades e cegueiras no mundo formativo da Odontologia : parte 2-os estágios e o ensino on-line (remoto) | pt_BR |
dc.title.alternative | Essay on visibilities and blindness in the formative world of dentistry : part 2-internships and online teaching (remote) | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001144606 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (39166)Ciências da Saúde (10550)