As (im)possibilidades de concretização de princípios pedagógicos nas instituições de internação socioeducativa
dc.contributor.author | Costa, Ana Paula Motta | pt_BR |
dc.contributor.author | Goldani, Julia Maia | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-15T04:48:36Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0304-2340 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/242575 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo avaliar as características do fazer pedagógico realizado nas unidades de internação da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Sul (FASE/RS), a partir de estudos teóricos nas áreas do Direito, da Criminologia, da Sociologia e da Pedagogia, bem como de pesquisa empírica junto a jovens que cumpriram medida de internação enquanto adolescentes e escolheram, depois, participar do programa de acompanhamento de egressos do sistema socioeducativo, conhecido como Programa de Oportunidades e Direitos (POD Socioeducativo/RS). Questiona-se, nesse estudo, se a socioeducação realizada dentro das unidades de internação não se resume a uma forma de controle social, visto que essa tem sido muitas vezes a função social das instituições de educação e reeducação. Simultaneamente, pensa-se a respeito das possibilidades de viabilização de um projeto pedagógico na execução da medida de internação, considerando-se os obstáculos apresentados em um contexto institucional e de privação de liberdade. Partindo dos aportes teóricos e dos dados empíricos coletados, concluiu-se que as unidades de internação da FASE/RS encontram graves dificuldades para implementar práticas pedagógicas, em principal devido à permanência de uma cultura institucional disciplinar, focada no controle social dos indivíduos. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study was developed to evaluate the pedagogical program performed in closed-regime “internment” units at Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Sul (Rio Grande do Sul State Foundation for Socio-educational Care - FASE/RS), and bases itself on theoretical studies in the areas of law, criminology, sociology and pedagogy, as well as on an empirical research conducted with youths who served closed-regime measures as adolescents and chose, afterwards, to participate in a follow-up program for those leaving the socio-educational institutions, know as the Programa de Oportunidades e Direitos (Program for Opportunities and Rights - POD Socioeducativo/RS). This article questions whether the socio-education performed within these units is not limited to a form of social control, since this has often been the social function of educational and re-educational institutions. At the same time, the article works with possibilities for an educational project in the execution of socio-educative measures, considering the obstacles that present themselves in a context of institutionalization and deprivation of liberty. Based on the theoretical studies and the empirical data collected, the study reached the conclusion that FASE/RS’s units face severe difficulties when it comes to implementing pedagogical practices, mainly as a consequence of the endurance of an institutional disciplinary culture, focused on the social control of individuals. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais. n. 70, (jan./jun. 2017), p. 79-112. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Adolescents | en |
dc.subject | Brasil | pt_BR |
dc.subject | Educational and re-educational institution | en |
dc.subject | Fundação de Atendimento Sócio-Educativo do Estado do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.subject | Rio Grande do Sul. Secretaria de Segurança Pública. Programa de Oportunidades e Direitos (POD) | pt_BR |
dc.subject | Pedagogy | en |
dc.subject | Criminologia | pt_BR |
dc.subject | Social control | en |
dc.subject | Medida socioeducativa | pt_BR |
dc.subject | Sociologia juridica | pt_BR |
dc.subject | Direito da criança e do adolescente | pt_BR |
dc.subject | Controle social | pt_BR |
dc.title | As (im)possibilidades de concretização de princípios pedagógicos nas instituições de internação socioeducativa | pt_BR |
dc.title.alternative | The (im)possibilities of implementing pedagogical principles in socioeducative closed-regime units | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001059392 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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