Repositório Digital

A- A A+

A carreira gerencial com base nas competências individuais

.

A carreira gerencial com base nas competências individuais

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A carreira gerencial com base nas competências individuais
Autor Souza, Vanderlei Langoni de
Orientador Ruas, Roberto Lima
Data 2001
Nível Mestrado profissional
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Assunto Competência
Ensino superior
Gerente
Gestão de pessoas
Gestão por competências
Recursos humanos
Universidades
Resumo A pesquisa se propõe a analisar a viabilidade de implantação de um sistema de carreira gerencial orientada pela noção de competência em uma universidade privada do Rio Grande do Sul (UNISINOS). Procura-se identificar possibilidades e limitações deste sistema, segundo a percepção de membros da equipe de gerentes, de seus subordinados e da alta administração. Para a análise, foi entrevistada uma amostra de funcionários integrantes dos três níveis hierárquicos: alta administração, gerentes intermediários e subordinados. A análise dos dados da pesquisa foi feita com base no método de análise de conteúdo. Os resultados do estudo indicam que há convergência acerca da noção de competência entre os níveis pesquisados e identificam vantagens na implantação de um sistema de carreira gerencial com base na noção de competência. Entretanto, foram levantados questionamentos no que se refere ao processo e às formas de certificação das competências, tendo em vista que, em geral, há um grau relativamente alto de subjetividade envolvido nestes processos.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/2426
Arquivos Descrição Formato
000319238.pdf (225.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.