Repositório Digital

A- A A+

Absenteísmo por doenças ocupacionais em profissionais da enfermagem e o papel do enfermeiro : uma revisão integrativa

.

Absenteísmo por doenças ocupacionais em profissionais da enfermagem e o papel do enfermeiro : uma revisão integrativa

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Absenteísmo por doenças ocupacionais em profissionais da enfermagem e o papel do enfermeiro : uma revisão integrativa
Autor Cristofolini, Roseli
Orientador Silveira, Denise Tolfo
Data 2009
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem. Curso de Enfermagem.
Assunto Administração de recursos humanos em saúde
Enfermagem : Recursos humanos : Absenteísmo
Enfermagem do trabalho
Resumo O objetivo deste estudo foi buscar causas de absenteísmo por doença ocupacional na literatura nacional e internacional sobre para posterior análise no sentido de identificar o papel do enfermeiro na redução deste índice. Este estudo trata de revisão integrativa com etapas propostas por Mendes, Silveira, Galvão (2008) realizado através de busca no sistema BIREME, nas bases de dados MEDLINE, LILACS, BDENF e ScIELO; no período de 1989 a 2009; com os descritores: Enfermagem do Trabalho, Absenteísmo, Trabalho AND Saúde AND Enfermagem e Absenteísmo AND Enfermagem do Trabalho. Os dados foram coletados a partir de instrumento que abordou os passos necessários a resposta da questão da revisão integrativa, como: nome do autor; título da obra; base de indexação, procedência da publicação; local e ano, objetivos; principais resultados e conclusões. Foram analisadas e sumarizadas 10 publicações científicas relacionando o absenteísmo por doenças osteomusculares relacionada ao trabalho e o absenteísmo por doenças em geral da equipe de enfermagem. Ao analisar causas de absenteísmo por doenças ocupacionais, foi possível discutir o papel do enfermeiro na redução deste índice, bem como sugerir ações pautadas no conhecimento sobre saúde ocupacional adquiridos durante a graduação. Apesar das limitações, buscou-se elaborar uma proposta em que o enfermeiro exerça seu papel como administrador acompanhando os riscos ocupacionais e a ergonomia do ambiente de trabalho.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/24283
Arquivos Descrição Formato
000746636.pdf (246.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.