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Ferramenta de apoio à tomada de decisão de migração ao mercado livre para consumidores potencialmente livres

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Ferramenta de apoio à tomada de decisão de migração ao mercado livre para consumidores potencialmente livres

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Título Ferramenta de apoio à tomada de decisão de migração ao mercado livre para consumidores potencialmente livres
Autor Scarabelot, Álvaro Garske
Orientador Bordin, Gladis
Data 2009
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Elétrica.
Assunto Engenharia elétrica
[en] Captive market
[en] Commercialization
[en] Consumer potentially free
[en] Free market
[en] Methodology of comparison
[en] Migration
Resumo Com a reforma do Setor Elétrico Brasileiro a partir de 1994 e a Lei 9.074, que cria a figura do consumidor livre, os consumidores passam a ter opção de compra de energia elétrica, seja no mercado cativo ou no mercado livre através de contratos bilaterais. Ressaltase, contudo, que os custos de transporte e conexão permanecem de forma regulada, com relação contratual firmada com a distribuidora local. A diferença passa a ser que ele agora pode escolher adquirir energia de qualquer vendedor (gerador ou comercializador) conectado ao sistema nacional interligado. Sendo assim, é de suma importância antes de se tornarem consumidores livres que esses consumidores conheçam as regras desse novo mercado, os riscos envolvidos e ainda estabeleçam critérios de análises que possam comparar se a possibilidade de migração de mercado será vantajosa ou não. Por esse motivo, esse projeto tem como objetivo oferecer as informações necessárias para o consumidor que tem a opção de migrar de mercado (consumidor potencialmente livre) conhecer o novo ambiente de contratação e analisar se é benéfica ou não a migração. Com esse intuito foi apresentada uma metodologia de comparação entre os dois ambientes, ambiente regulado (mercado cativo) e ambiente de livre contratação (mercado livre) para que assim o consumidor possa ter uma ferramenta de apoio a sua tomada de decisão. A metodologia apresentada baseia-se nos cálculos dos custos com energia caso o consumidor estivesse no mercado cativo em um período de um ano e seus custos caso estivesse no mercado livre pelo mesmo período.
Abstract With the reform of the Brazilian Electric Sector since 1994 and the Law 9.074 that creates the free consumer, the consumers begin to have the option to purchase the electric energy, being in the captive market or in the free market by bilateral contracts. Emphasizing, however, that the cost of the transportation and connection remain in a regulated form, with relation of the contractual signed to a distributing local. The difference begins to be is that now the consumer can choose to get the energy from any salesman (generator or trader) connected with the national system interconnected. Being this way, it is of supreme importance before becoming free consumers that these consumers know the rules of this new market; the risks involved and as well establish criteria of analyses that can be compared if the possibility of the migration of the market will be advantageous or not. For this reason, this project has as objective to offer the necessary information for the consumer that has the option to migrate to the market (consumer potentially free) know the new environment of signing and analyse if it is worth or not the migration. With this purpose was presented a methodology of comparison between the two environments, the regulated market (captive market) and the market of free signing (free market) so that the consumer can have a tool of support when making the decision. The methodology presented bases on the calculation of the cost of the energy in the case if the consumer were in the captive market in a period of one year and its cost in the case if he were in the free market in the same period.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/24298
Arquivos Descrição Formato
000736214.pdf (488.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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