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dc.contributor.advisorCorso, Helena Vellinhopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Amanda Becker ept_BR
dc.date.accessioned2022-07-16T05:05:31Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/243073pt_BR
dc.description.abstractA aquisição da leitura proficiente é caracterizada como complexa e depende, além da leitura compreensiva, da mobilização de diversos processos de diferentes níveis. A compreensão leitora abrange a decodificação, automatização e os próprios processos de compreensão. O domínio de uma leitura compreensiva é necessário para o desempenho escolar dos estudantes, entretanto, a mesma não se encontra em evidência na aplicação em sala de aula e nem no currículo formador de pedagogas. Este trabalho é caracterizado como estudos de casos múltiplos e tem como objetivo investigar o impacto de uma intervenção em Compreensão Leitora - realizada em uma escola pública em turmas de 5º ano do Ensino Fundamental - sobre o desempenho de 3 alunos com perfis de leitura diferentes, porém todos com dificuldades em CL indicada pela avaliação inicial. O programa "LE - Leitura Compreensiva e Encantamento– Formando Leitores Motivados e Competentes" (que faz parte de um projeto maior denominado "Compreensão de Leitura - avaliação e intervenção") abrange textos selecionados e conjuntos de atividades, e tem como objetivo desenvolver a habilidade de ler com compreensão nos alunos. O estudo também visa evidenciar a relação entre compreensão leitora e as Funções Executivas, assim como dos demais componentes cognitivos relacionados com desenvolvimento da compreensão. Para tanto, foram definidos os seguintes objetivos específicos: a) Identificar casos de alunos com dificuldades em CL no banco de dados da pesquisa (CORSO, 2017); b) Avaliar os efeitos da intervenção sobre a leitura, através da comparação dos resultados desses alunos nos pré e pós testes nos instrumentos de avaliação da decodificação, da fluência e da compreensão leitora; c) Avaliar os efeitos na intervenção sobre o desempenho em tarefas; e d) Analisar o envolvimento dos casos com o Programa LE a partir do exame do material produzido ao longo da intervenção. Os efeitos da intervenção variaram em cada caso, a aluna que apresentou, na avaliação anterior ao Programa, uma menor dificuldade na decodificação, pôde se beneficiar da intervenção em CL, melhorando de forma significativa em sua leitura compreensiva. Os dois outros alunos também apresentavam déficits na decodificação, porém de forma mais grave, o que impactou nos efeitos da intervenção sobre a leitura: o primeiro, cuja dificuldade se apresentou, principalmente, na leitura pela rota fonológica, se beneficiou da intervenção melhorando muito sua decodificação e fluência, que vai impactar no desenvolvimento da compreensão a médio ou curto prazo; o segundo um provável caso de dislexia, não apresentou melhora após o Programa LE, e provavelmente se beneficiaria de uma intervenção clínica e focada na decodificação. Algumas reflexões pedagógicas são feitas ao final.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.subjectPesquisa educacionalpt_BR
dc.subjectIntervençãopt_BR
dc.titleEfeitos de uma intervenção escolar em compreensão leitora em alunos com diferentes perfis de dificuldade em leitura : três estudos de casopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001145731pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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