Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPaludo, Lucianapt_BR
dc.contributor.authorLudwig, Gabriela Schonspt_BR
dc.date.accessioned2022-07-20T04:48:55Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/243184pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo apresenta o caminho trilhado durante a pesquisa denominada De uma Bailarina para um Andançarino: investigações do gesto na obra “Co Ês”, de Rui Moreira. A pesquisa é dividida em três pilares básicos: o fazer da artista/professora/pesquisadora; o estudo do gesto; e a investigação do gesto do artista Rui Moreira na composição “Co Ês”. Foi necessário, a princípio, observar o que emergia nos gestos da pesquisadora e, dessa prática inicial, surgiu o conceito de olhar para dentro. Dos experimentos dançantes e das escritas poéticas da autora deste estudo emergiram as histórias dos gestos de dança de uma bailarina. O processo de criação, com o objetivo de dar corpo à pesquisa, acirrou a busca por conceitos acerca do gesto na dança. Os aportes teóricos que dizem respeito à gestualidade instigaram a percepção e a elaboração do tema central da pesquisa: os gestos do artista Rui Moreira e suas implicações envolvendo as noções de coletividade e de ancestralidade. Por meio de uma entrevista e de uma posterior troca de cartas, percebe-se que o conjunto desses procedimentos possibilitou esboçar análises dos gestos do bailarino Rui Moreira na obra “Co Ês” sob a perspectiva de uma bailarina.pt_BR
dc.description.abstractThe present study reveals the path taken during the research called From a Dancer to an Andançarino: investigations about the gesture in the work “Co Ês”, by Rui Moreira. The research is divided into three basic pillars: the creative process as an artist, a teacher and a researcher; the study of gesture; and the investigation of Rui Moreira’s gesture in the artistic composition “Co Ês”. It was necessary, at first, to observe what emerged in the researcher's gestures and, from this initial practice, the concept of looking inside emerged. From the dancing experiments and the poetic writings of the author of this study, the stories of the dance gestures developed by a ballerina were made possible. The creation process, with the objective of embodying the research, intensified the search for concepts about gesture in dance. Theoretical contributions regarding gestures instigated the perception and elaboration of the central theme of the research: the gestures of the artist Rui Moreira and their implications involving the notions of collectivity and ancestry. Through an interview and a subsequent exchange of letters, the set of these procedures made it possible to sketch analyzes of the gestures of the dancer Rui Moreira in the work “Co Ês” from the perspective of a dancer.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDanceen
dc.subjectSantos, Rui Moreira dospt_BR
dc.subjectGestureen
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectScenic creationen
dc.subjectGestopt_BR
dc.subjectCo Êsen
dc.subjectCriação cênicapt_BR
dc.titleDe uma bailarina para um andançarino : investigações do gesto na obra “Co Ês”, de Rui Moreirapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001145627pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples