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dc.contributor.authorLima, Antonella Cabrini dept_BR
dc.contributor.authorCastan, Juliana Unispt_BR
dc.date.accessioned2022-07-20T04:49:00Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn2764-2550pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/243191pt_BR
dc.description.abstractO Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) é um serviço de saúde mental comunitário que atua de forma interdisciplinar visando a reabilitação e reinserção de pessoas com sofrimen-to psíquico intenso. Considerando o perfil de usuários do CAPS, que apresentam perda de funcionalidade e autonomia, e vínculos interpessoais empobrecidos, desenvolver ou ampliar o repertório de habilidades sociais mostra-se de suma importância no tratamento multidisci-plinar. A pandemia de COVID-19 demandou a adoção de medidas de proteção e segurança nos serviços de saúde, incluindo a realização de grupos terapêuticos por teleatendimento no CAPS. Este artigo objetiva relatar as inquietações de uma profissional co-coordenadora de um grupo de treinamento de habilidades sociais realizado por teleatendimento em um CAPS II, retratando também as modificações em sua condução demandadas pela pandemia. O gru-po realizado de forma on-line demonstrou ser mais uma ferramenta disponível para o cuidado em saúde mental. Considerando as dificuldades de interação e ansiedade social, a realização de intervenções de forma virtual mostrou-se um facilitador para usuários com este perfil. Es-pera-se que esta possa ser a porta de entrada para maior participação dos usuários que possam progredir para encontros presenciais quando o contexto social permitir.pt_BR
dc.description.abstractThe Psychosocial Care Center (PSCC) is a community mental health service that works in-terdisciplinarily, aiming to rehabilitate and reinsert people with intense psychic suffering. Considering the profile of PSCC users, who present a loss of functionality and autonomy and impoverished interpersonal bonds, developing or expanding the repertoire of social skills proves to be of utmost importance in multidisciplinary treatment. The COVID-19 pandemic demanded the adoption of protection and safety measures in health services, including the conduction of therapeutic groups via teleservice at the PSCC. This paper aims to report the concerns of a professional co-coordinator of a social skill training group carried out through teleservice at a PSCC II, also depicting the modifications to their conduct demanded by the pandemic. The group carried out online demonstrated being yet another tool available for mental healthcare. Considering the challenges of interaction and social anxiety, the virtual performance of interventions proved to be a facilitator for users with this profile. This is ex-pected to be the entryway for greater participation of the users that may progress to in-person meetings when the social context so allows.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCadernos de ensino e pesquisa em saúde. Porto Alegre. Vol. 2, n. 1 (2022), p. 204-207.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMental health community servicesen
dc.subjectServiços comunitários de saúde mentalpt_BR
dc.subjectHabilidades sociaispt_BR
dc.subjectSocial skillsen
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.titleEntre microfonias, afetos e pandemia : carta sobre um grupo por teleatendimento em um centro de atenção psicossocialpt_BR
dc.title.alternativeAmong microphonics, affections, and the pandemic : a letter about a teleservice group in a psychosocial care centeren
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001145121pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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