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dc.contributor.authorFerreira, Aline Guterrespt_BR
dc.contributor.authorRobaina, Jose Vicente Limapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Daniela Alves dapt_BR
dc.date.accessioned2022-07-21T04:55:32Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn2595-8569pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/243351pt_BR
dc.description.abstractA escolarização brasileira sofre com os descasos das autoridades públicas que consideram os financiamentos como gastos e não como investimentos. Essas ações se refletem na criação de políticas públicas de intervenção docente, ensino domiciliar e o fechamento sistemático das escolas no meio rural. Em encontro a essas propostas educacionais, os projetos institucionais de desenvolvimento rural preconizam investimentos crescentes apenas para categoria do agronegócio em detrimento a agricultura familiar e demais populações do campo. Possuindo consciência dessa conjuntura e o quão oneroso é para a conservação da biodiversidade brasileira, para a manutenção e desenvolvimento da escola pública e até para a perpetuação da humanidade, as experiências das Escolas Famílias Agrícolas trazem a luz e ao debate essas questões. Em respeito aos Decretos Estaduais de Distanciamento Social Controlado, devido à crise sanitária ocasionada pela Pandemia do novo coronavírus, realizamos pesquisas documentais nos Planos de Curso e de Formação de uma Escola Família Agrícola, localizada no do Rio Grande do Sul, que terá identificação preservada, no primeiro semestre de 2021. Nestes documentos podemos identificar e analisar os conceitos e interpretações da práxis metodológica da Pedagogia da Alternância, que permite os deslocamentos de tempos e espaços em diferentes ambientes dos estudantes para construção do conhecimento. Bem como, os processos de aprendizagens e diferentes métodos de ensino de agriculturas ecológicas, sustentáveis com objetivo de formação cidadã. É necessário que experiencias exitosas de Educação do Campo, tenham maior espaço nas pesquisas universitárias e seu trabalho divulgado a luz de exemplos a serem seguidos.pt_BR
dc.description.abstractBrazilian schooling suffers from the negligence of public authorities that consider financing as expenses and not investments. These actions are reflected in the creation of public policies for teaching intervention, home education and the systematic closing of schools in rural areas. In line with these educational proposals, institutional rural development projects advocate growing investments only for the agribusiness category, to the detriment of family farming and other rural populations. Aware of this situation and how onerous it is for the conservation of Brazilian biodiversity, for the maintenance and development of public schools and even for the perpetuation of humanity, the experiences of the Escolas Famílias Agrícolas bring these issues to light and to the debate. In respect of the State Decrees on Controlled Social Distancing, due to the sanitary crisis caused by the Pandemic of the new coronavirus, we carried out documentary research in the Course and Training Plans of an Agricultural Family School, located in Rio Grande do Sul, which will have preserved identification, in the first semester of 2021. In these documents, we can identify and analyze the concepts and interpretations of the methodological praxis of the Pedagogy of Alternation, which allows students to shift time and space in different environments for the construction of knowledge. As well as the learning processes and different methods of teaching ecological, sustainable agriculture with the objective of civic education. It is necessary that successful experiences in Rural Education, have greater space in university research and their work disseminated in the light of examples to be followed.en
dc.description.abstractLa educación brasileña sufre la negligencia de las autoridades públicas que consideran el financiamiento como gasto y no como inversión. Estas acciones se reflejan en la creación de políticas públicas de intervención docente, educación en el hogar y cierre sistemático de escuelas en zonas rurales. En línea con estas propuestas educativas, los proyectos institucionales de desarrollo rural abogan por inversiones crecientes solo para la categoría agroindustria, en detrimento de la agricultura familiar y otras poblaciones rurales. Conscientes de esta situación y de lo oneroso que es para la conservación de la biodiversidad brasileña, para el mantenimiento y desarrollo de las escuelas públicas e incluso para la perpetuación de la humanidad, las experiencias de las Escolas Famílias Agrícolas sacan a la luz y al debate estos temas. Con respecto a los Decretos Estatales de Distanciamiento Social Controlado, debido a la crisis sanitaria provocada por la nueva pandemia de coronavirus, realizamos una investigación documental en el Curso y Planes de Capacitación de una Escuela Familiar Agrícola, ubicada en Rio Grande do Sul, que contará con identificación preservada, en el primer semestre de 2021. En estos documentos, podemos identificar y analizar los conceptos e interpretaciones de la praxis metodológica de la Pedagogía de la Alternancia, que permite a los estudiantes desplazar el tiempo y el espacio en diferentes entornos para la construcción del conocimiento. Así como los procesos de aprendizaje y diferentes métodos de enseñanza de la agricultura ecológica y sostenible con el objetivo de la educación cívica. Es necesario que las experiencias exitosas en Educación Rural, tengan mayor espacio en la investigación universitaria y su trabajo se difunda a la luz de ejemplos a seguir.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Interdisciplinar Sulear. Ibirité, MG. Vol. 4, n. 11 (out./2021), p. 85-98pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEscola ruralpt_BR
dc.subjectCountry schoolsen
dc.subjectAgroecologyen
dc.subjectAgricultura familiarpt_BR
dc.subjectFamily farmingen
dc.subjectEscuelas ruraleses
dc.subjectAgroecologíaes
dc.subjectAgricultura familiares
dc.titleEcologia, sustentabilidade e cidadania no currículo da educação do campopt_BR
dc.title.alternativeEcología, sostenibilidad y ciudadanía en el currículo de la educación de campo es
dc.title.alternativeEcology, sustainability and citizenship in the curriculum of field education en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001145783pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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