Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorWeiss, Raquel Andradept_BR
dc.contributor.authorLiebgott, Camila Boninpt_BR
dc.date.accessioned2022-07-26T04:41:33Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/245549pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa em questão tem como objetivo analisar como, no espaço escolar, se fomenta ou se contesta a lesbofobia a partir de narrativas de professoras lésbicas. Como base teórica, recorre-se ao conceito de lesbofobia em estudos de Lorenzo (2012), que afirma ser a lesbofobia uma construção cultural que funciona como o mecanismo político de opressão, dominação e subordinação das lésbicas na nossa sociedade. O conceito é central na produção deste trabalho, uma vez que essa forma de opressão afeta apenas lésbicas, impactando sobre a realidade e, por consequência, o ofício dessas mulheres. Também se analisa o ambiente escolar e a trajetória de vida dessas professoras a partir dos conceitos de moralidade (Durkheim) e desvio (Becker) do campo da Sociologia da Moral. A metodologia envolveu a entrevista de quatro professoras da Educação Básica de Porto Alegre e região metropolitana que resultou em três eixos de análise: 1) a escola como espaço que fomenta a lesbofobia; 2) a professora lésbica como “desviante” e 3) as marcas de uma cultura lesbofóbica no trabalho.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHomofobiapt_BR
dc.subjectLésbicaspt_BR
dc.subjectMoralpt_BR
dc.subjectMoralidadept_BR
dc.titleA lesbofobia no contexto escolar : um olhar a partir da sociologia da moralpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001145976pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples