Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCraidy, Carmem Mariapt_BR
dc.contributor.authorPetracco, Milene Mabildept_BR
dc.date.accessioned2022-08-05T04:38:45Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/246149pt_BR
dc.description.abstractTrata-se de uma pesquisa que, ao articular o referencial psicanalítico e o enfoque sócio-histórico, objetiva traçar reflexões sobre as configurações familiares e a situação de conflito com a lei apresentada por adolescentes em cumpri-mento de medida sócio-educativa. O trabalho empírico contemplou o atendi-mento aos adolescentes em cumprimento de medidas sócio-educativas e seus responsáveis, como também a experiência oportunizada pelo grupo de familiares do Programa de Prestação de Serviços à Comunidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O texto está organizado de forma a contemplar concepções sobre a adolescência e suas principais características, estudo que contou com a colaboração de autores como Freud, Calligaris e Rassial, incluindo a questão da violência, trabalhada a partir de autores como Arendt, Oliveira e Conte. Ao abordar a temática da família e das novas configurações dessa instituição na contemporaneidade, partiu-se de autores como Singly, Sarti e Fonseca, incluindo na questão da família elementos referentes às funções paterna e materna, tais como as concebidas por Lacan. Foi necessário incluir nessa reflexão as formas como se estabelecem os laços sociais na contemporaneidade, conforme a posição de autores como Kehl, Lebrun e Jerusalinsky. Ficou evidente que a família, assim como a adolescência, tem as marcas do contexto histórico-social onde se encontra e que, na contemporaneidade, ambas vêm sofrendo transformações intensas. Essas transformações, aliadas aos discursos correntes e ao imaginário social sobre a questão da violência na ado-lescência e sobre a família, acabam gerando certa confusão sobre as funções que cada sujeito desempenha. Daí a relevância de o atendimento sócio-educativo destinado a adolescentes em conflito com a lei oportunizar espaços de escuta e reflexão, tanto para os próprios adolescentes, como para seus familiares.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to trace reflections on the family structure of adolescents in conflict with the law who are undergoing socio-educational measures by articu-lating the psychoanalytical and socio-historical approach. The empirical work has included assistance to adolescents undergoing socio-educational measures and their guardians, as well as the experience nurtured by the group of relatives of Programa de Prestação de Serviços à Comunidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. The text is organized so as to include ideas about ado-lescence and its main characteristics; study which was performed with the con-tribution of authors such as Freud, Rassial, and Calligaris. This study also con-templates the issue of violence, drawn from authors such as Arendt, Oliveira, and Conte. Authors such as Singly, Sarti and Fonseca contributed to approach the theme of family and the new configurations of this institution in the contem-poraniety, considering, in the family matters, elements related to paternal and maternal functions, such as the ones conceived by Lacan. It was necessary to include in this reflection the ways of establishing social ties in the contempora-niety, according to authors such as Kehl, Lebrun and Jerusalinsky. It was evi-dent that the family, as well as adolescence, has the marks of historical and social context in which they belong and that, nowadays, both are undergoing intense transformations. These changes, allied to current discourses and to the social imaginary about the issue of violence in adolescence and about the fami-ly, have been generating some confusion on the roles that each individual plays. That is why it is important for the socio-educational care for teenagers in conflict with the law to provide spaces for listening and reflection, for both ado-lescents and their families.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAdolescents in conflict with the lawen
dc.subjectEducação de jovenspt_BR
dc.subjectMedidas educacionaispt_BR
dc.subjectSocio-educational measuresen
dc.subjectFamilyen
dc.subjectPaternal functionen
dc.subjectMaternal functionen
dc.titleA casa caiu : reflexões acerca das configurações familiares de adolescentes em conflito com a leipt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001146319pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples