Repositório Digital

A- A A+

O planejamento no nível de agência bancária como diferencial para o resultado econômico

.

O planejamento no nível de agência bancária como diferencial para o resultado econômico

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O planejamento no nível de agência bancária como diferencial para o resultado econômico
Autor Swiech, Eduardo
Orientador Pinheiro, Ivan Antonio
Data 2009
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão de Negócios Financeiros a Distância.
Assunto Agência bancária
Planejamento estratégico
[en] Bank agency
[en] Banks
[en] Operational planning
[en] Strategic planning
[en] Tactic planning
Resumo Os avanços das teorias de Administração, da tecnologia da informática e o mercado globalizado, trouxeram consigo uma competitividade nunca antes vista no mundo dos negócios. Neste contexto encontra-se o setor bancário, inserido em um dos mercados mais dinâmicos e competitivos do mundo, o “Mercado Financeiro”. Diante do exposto, o que o presente estudo almeja, é averiguar a aplicabilidade do conceito de Planejamento Estratégico, sob enfoque do Planejamento Tático e Operacional no nível de agência, para a geração de negócios. Buscou-se verificar como uma agência conduz suas atividades para o atingimento de metas e melhoria dos resultados. Para tanto, procurou-se compreender a condução do planejamento, bem como sua execução e controle. Para a coleta de dados, foram utilizadas as técnicas de pesquisa documental, questionários e observação participante, em um período de três meses vivenciados pelo autor. Na prática, a agência bancária é vista como uma “empresa dentro da empresa”, ou seja, uma unidade de negócios que define suas táticas e formas operacionais, alinhadas com os Normativos e o Planejamento Estratégico da Matriz, para o mercado local onde está inserida.
Abstract The advances in Administration Theories, the information technology, and the globalized market brought with it a competitiveness ever seen before in the world business. In this context we see the banks, and they are inserted in the most dynamics, and competitive markets in the world, the “Financial Market”. And up against the subject, what this study intends to is to check out the applicability of the Strategic Planning being focus on the Tactical and Operational Planning at the agency to make business. And also this study shows how an agency does to carry out its activities to achieve goals, and the improvement of results. Therefore, the study tried to understand the planning direction. For the data collection, the documental research techniques were used together with questionnaires, and the role of the observant in a three month period experienced by the author. In practice, the bank agency is seen as a “company within the company”, a place of business that defines its tactics and operation ways with the Normative and Strategic Planning of the Head Office to the local market where it is located.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/24637
Arquivos Descrição Formato
000746337.pdf (257.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.