Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSimões, Luciene Julianopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Bibiana Cardoso dapt_BR
dc.date.accessioned2022-08-10T04:44:05Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/246468pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa de doutorado tem como objetivo descrever e analisar as práticas de letramento (STREET, 1984) de um grupo de jovens da periferia de Porto Alegre, relacionando essas práticas a sua condição juvenil (DAYRELL, 2007). Para tanto, realizou-se uma pesquisa etnográfica de longa duração, tendo como principais dispositivos metodológicos a observação participante, a entrevista semiestruturada e a realização de grupos de discussão (WELLER, 2006) protagonizados pelos/as jovens. Essa pesquisa foi realizada em parceria com a Escola Estadual de Ensino Fundamental Celina Schmidt, na Zona Norte de Porto Alegre. A partir da análise dos dados gerados, foi possível identificar dois aspectos importantes na constituição da condição juvenil dos/as jovens participantes da pesquisa: (1) sua própria perspectiva com relação às juventudes, relacionada com sua condição juvenil e interseccionada com as questões de raça, classe social, gênero e territorialidade e (2) sua circulação por diferentes esferas de letramento, especialmente no ciberespaço, como um marcador fundamental na sua constituição como jovem. Nesse sentido, analisou-se os eventos de letramento dos quais os/as jovens participaram ao longo do período da pesquisa, identificando entre eles eventos de letramento juvenis, que aconteciam de maneira emergente tanto nos espaços institucionais como nos espaços intersticiais (DAYRELL, 2009) vivenciados pelos/as jovens. Nos espaços institucionais, esses eventos eram considerados eventos de letramento insurgentes, tanto pelos/as jovens quanto pelos/as professores/as que compartilhavam essas ocasiões com eles/as. A análise desses eventos de letramento insurgentes mostrou-se relevante para uma reflexão sobre o “aprender a transgredir” (hooks, 2017) com os/as jovens, transformando as nossas práticas pedagógicas em práticas mais democráticas e significativas para os/as jovens da periferia.pt_BR
dc.description.abstractThis doctoral research aims to describe and analyze literacy practices (STREET, 1984) of a group of young people from the periphery of Porto Alegre, relating these practices to their youth condition (DAYRELL, 2007). Therefore, long-term ethnographic research was carried out, with the primary methodological devices being participant observation, semi-structured interviews, and discussion groups (WELLER, 2006) carried out by the young people themselves. This research was conducted in partnership with the State Elementary School Celina Schmidt in the North Zone of Porto Alegre. From the analysis of the data generated, it was possible to identify two critical aspects in the constitution of the youth condition of the young participants in the research: (1) their perspective regarding youth, related to their youth condition and intersected with issues of race, social class, gender and territoriality and (2) its circulation through different spheres of literacy, especially in cyberspace, as a fundamental marker in its constitution as a young person. In this sense, we analyzed the literacy events in which young people participated throughout the research period, identifying youth literacy events that took place in an emergent way both in institutional spaces and interstitial spaces (DAYRELL, 2009) experienced by young people. In institutional spaces, these events were considered insurgent literacy events, both by young people and by the teachers who shared these occasions with them. The analysis of these insurgent literacy events proved relevant for a reflection on “learning to transgress” (hooks, 2017) with young people, transforming our pedagogical practices into more democratic and meaningful practices for young people from the periphery.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectYouth conditionen
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectPeriferia urbanapt_BR
dc.subjectLiteracy practicesen
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectYouths from the peripheryen
dc.subjectLinguagem e línguaspt_BR
dc.subjectPorto Alegre (RS)pt_BR
dc.titleCulturas juvenis e práticas de letramento entre jovens da periferia de Porto Alegrept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001146617pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples