Repositório Digital

A- A A+

Percepção dos odontólogos sobre sua atuação no Programa Saúde da Família

.

Percepção dos odontólogos sobre sua atuação no Programa Saúde da Família

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Percepção dos odontólogos sobre sua atuação no Programa Saúde da Família
Autor Silveira Júnior, Francisco José
Orientador Bordin, Ronaldo
Data 2009
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão em Saúde - Turma 2008.
Assunto Dentistas
Gestão da saúde
Percepção
Programa Saúde da Família.
Resumo Esse trabalho descreve a percepção que os odontólogos têm sobre a sua atuação no Programa Saúde da Família (PSF) no município de Gravataí-RS. Objetiva descrever as atribuições do profissional de saúde bucal, as expectativas quanto ao seu trabalho, relação e comunicação com a Secretaria Municipal de Saúde, com a comunidade e com outros odontólogos e profissionais do Programa Saúde da Família no município, as condições de trabalho e incentivo à educação continuada. Foi realizado um estudo qualitativo, com coleta de dados através de entrevistas semiestruturadas com os odontólogos inseridos no PSF. Os principais resultados encontrados foram: (a) a falta de equipes de saúde bucal (ESB) em algumas equipes de saúde da família (ESF), além da não equiparação nas existentes; (b) educação continuada insuficiente; e, (c) assistência técnica para manutenção do equipamento odontológico não resolutiva. A inclusão das ESB no PSF permitiu aos usuários não apenas, acesso aos serviços odontológicos básicos, mas, principalmente, às informações educativas e preventivas em saúde. Destaca-se também a importância da interação dos odontólogos com os demais membros da equipe, proporcionando aos usuários uma assistência integral e resolutiva. Os resultados apontam à necessidade: de uma maior valorização profissional do odontólogo, a partir da inclusão de mais equipes de saúde bucal no PSF; de uma maior disponibilidade de material educativo às ações coletivas; de uma assistência técnica odontológica mais efetiva; e, de um maior estímulo à educação continuada.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/24649
Arquivos Descrição Formato
000747104.pdf (80.21Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.