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Impacto da implantação de um sistema de informações na gestão de um Pronto Atendimento de Urgências e Emergências de Porto Alegre

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Impacto da implantação de um sistema de informações na gestão de um Pronto Atendimento de Urgências e Emergências de Porto Alegre

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Título Impacto da implantação de um sistema de informações na gestão de um Pronto Atendimento de Urgências e Emergências de Porto Alegre
Autor Osório, Jorge Luiz Silveira
Orientador Bordin, Ronaldo
Data 2009
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão em Saúde - Turma 2008.
Assunto Análise de processo
Gestão da saúde
Serviço de emergência
[en] Emergency care unit
[en] Emergency service
[en] Health indicators
[en] Health information system
[en] Health system
[en] Information technology
[en] Performance indicators
[en] Quality indicators
Resumo O Pronto Atendimento (PA) possui papel fundamental não apenas no atendimento das Urgências e Emergências, mas no sistema de saúde como um todo, sendo reconhecidos como a “porta de entrada” mais fácil para a assistência no Sistema Único de Saúde (SUS). Com a necessidade de adequação do sistema de informações (SI) e de agilidade nos processos assistenciais e gerenciais, um PA do Sistema Municipal de Urgências de Porto Alegre implantou, em 2008, a primeira fase do Sistema de Informações Hospitalares e Ambulatoriais (SIHO/AMB). O objetivo principal deste estudo foi descrever o impacto da implantação de uma ferramenta de informática nos processos de assistência e de gestão de uma unidade de Pronto Atendimento. Foi realizada uma análise dos processos assistenciais e administrativos com o sistema SIHO/AMB (novo) e dos mesmos processos com o sistema SIS (antigo), comparando a qualidade, a utilidade e a agilidade dos registros. Mesmo com a implantação parcial, o sistema SIHO/AMB fornece vários dados necessários para medir, através de indicadores de processos, qualidade e desempenho, o alcance de metas indicadas ao PA, dentro das diretrizes da Portaria GM/MS 2048. O impacto positivo na atual fase de implantação do sistema SIHO/AMB foi mais evidente nos processos administrativos de cadastro de pacientes, registros de produção e faturamento. Os resultados permitem concluir que a qualificação do sistema de informações é de grande relevância para os processos de assistência e gestão de um Pronto Atendimento de Urgências e Emergências.
Abstract The emergency service has a fundamental role not only attending emergencies, but in the health system as a whole. It is recognized as the easiest way to get assistance from the Brazilian national health system (Sistema Único de Saúde - SUS). In 2008, to improve the information system, an emergency service belonging to the Porto Alegre Municipal Health System implemented the Outpatient and Hospital Information System (Sistema de Informações Hospitalares e Ambulatoriais - SIHO/AMB). The objective of the present study was to describe the impact of the implementation of this information technology on the management and care processes of the emergency care unit. An analysis was made of the same process using the new system and old system, comparing the quality, usefulness and speed of the data input. Even with partial implantation, the SIHO/AMB provides many data necessary to assess the quality and performance through process indicators, according to the guidelines of GM/MS 2048. The positive impact in the current stage of implantation of the SIHO/AMB system was more evident in the administrative processing of patient’s databases, output and billing registers. The results allow the conclusion that the quality of the information system is very important to the healthcare and management processes in the emergency service.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/24650
Arquivos Descrição Formato
000747106.pdf (413.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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