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dc.contributor.authorFigueiredo, Joana Bosak dept_BR
dc.date.accessioned2022-08-12T04:46:43Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn2357-9978pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/246680pt_BR
dc.description.abstractEm Warburg a indumentária é fundamental: os gestos, legíveis no movimento dos cabelos e nas roupas, eram sintomas do mundo antigo. Na vestimenta do gaúcho da arte do século XIX isso se verifica. Apresentado como mouro: assim se vê na pintura dos “orientalistas”, permitindo pensar, a respeito desse trânsito entre o mundo oriental e o rioplatense, que a memória existe mediante imagens recuperadas. Stoichita propõe o turbante como índice do Oriente e da alteridade. No caso do gaúcho, a identidade é dada pelo chiripá ou pela bombacha. Ornellas, em Gaúchos e Beduínos,insiste na origem árabe do gaúcho. Mediante a escolha da montagem de Warburg queremos invocar o gaúcho de Monvoisin e Pallière para encontrá-lo em Ornellas, comparando as imagens de uns com a narrativa do outro, partindo dos panos/roupas descritos pelo último para remontarmos às pinturas como fontes possíveis que discutem uma tradição.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofARJ : Art Research Journal : Revista de Pesquisa em Arte. Natal : ABRACE, 2022. Vol. 9, n. 1 (jun. 2022), p. 1-15pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectOrnellas, Manoelito de, 1903-1969pt_BR
dc.subjectIndumentáriapt_BR
dc.subjectGaúchopt_BR
dc.subjectArabespt_BR
dc.subjectPintorespt_BR
dc.titleO outro, o mesmo, o gaúcho e suas vestespt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001147548pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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