Repositório Digital

A- A A+

Melhoria do processo de decisório estratégico de uma corretora de seguros através da metodologia BSC

.

Melhoria do processo de decisório estratégico de uma corretora de seguros através da metodologia BSC

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Melhoria do processo de decisório estratégico de uma corretora de seguros através da metodologia BSC
Autor Ferreira, Maria Correa
Orientador Brodbeck, Angela Freitag
Data 2009
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão das Operações Logísticas - Turma 2008.
Assunto Balanced scorecard
Ferramentas de gestão
Processo decisório
Resumo Atualmente, com o alto grau de competitividade estabelecido no mercado de seguros, como também a elevação da exigência das Companhias Seguradoras quanto à rentabilidade dos seus segurados, torna-se imprescindível a implantação de um sistema de gestão estratégico eficaz nas Corretoras de Seguros, para que desta forma, estejam preparadas para a concorrência do mercado. Assim, o objetivo deste trabalho é utilizar o Balanced Scorecard como ferramenta de gestão para a construção de um mapa estratégico, através dos objetivos estratégicos e indicadores levantados em entrevistas aplicadas com alguns colaboradores de uma corretora de seguros. Visando, uma melhoria no desempenho e um crescimento em longo prazo com o envolvimento de todos os setores da empresa. O método utilizado para o desenvolvimento desta pesquisa foi o estudo de caso. Este trabalho foi dividido em algumas etapas, que foram: o levantamento bibliográfico sobre sistemas de desempenho, especificamente o BSC; a determinação dos instrumentos de coleta de dados; a escolha da empresa e dos entrevistados; o desenvolvimento do estudo de caso com a coleta de dados e a criação do BSC para a empresa estudada. Desta forma, com a construção do mapa estratégico do BSC e sua posterior análise, o principal objetivo encontrado para a empresa estudada, entre os nove objetivos levantados, foi o de prover soluções sob medida para cada tipo de cliente de acordo com suas necessidades e que poderão ser monitorada através do percentual de resultado e do faturamento originado da comercialização e aplicação dos serviços, indicadores estes também levantados na pesquisa efetuada. Dessa maneira, este trabalho contribuiu para a melhoria do processo decisório estratégico da empresa, através do esclarecimento dos objetivos estratégicos da empresa e dos indicadores para poder monitorá-los, a fim de atingir os resultados almejados e também propondo sugestão para a elaboração do Balanced Scorecard na empresa.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/24676
Arquivos Descrição Formato
000746286.pdf (775.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.