Repositório Digital

A- A A+

Satisfação dos pacientes da Clinimagem com relação aos exames de ultrasonografia

.

Satisfação dos pacientes da Clinimagem com relação aos exames de ultrasonografia

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Satisfação dos pacientes da Clinimagem com relação aos exames de ultrasonografia
Autor Costa, Sílvia Guimarães
Orientador Slongo, Luiz Antonio
Co-orientador Liberali, Jordana Folle de Menezes
Data 2009
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Marketing - Turma 2008.
Assunto Marketing
Satisfação do consumidor
Serviços de atendimento médico
Resumo Os consumidores estão cada vez mais exigentes, e assim como em todos os segmentos, os serviços da área médica também precisam entender melhor o seu cliente. Somente características como preço, qualidade e tecnologia não são mais consideradas diferenciais competitivos. É necessário conhecer as necessidades dos pacientes e atendê-las de forma satisfatória para então oferecer um serviço diferenciado e de valor agregado. Por esse motivo, o estudo sobre a satisfação dos clientes torna-se importante para empresas, pois este pode ser visto como uma estratégia que permite que a empresa, através das informações resultantes das pesquisas, melhore o seu relacionamento com seus clientes e ofereça um serviço de maior qualidade. Este trabalho buscou avaliar o grau de satisfação, por partes dos pacientes, quanto aos exames de ultrasonografia da clínica Clinimagem, localizada no município de Cruz Alta (RS). Para realização dessa avaliação, identificou-se inicialmente qualificadores que os pacientes consideram como os mais valorizados em um exame médico. Estes foram coletados através de uma pesquisa qualitativa, com aplicação de entrevistas em profundidade. Posteriormente, efetuou-se uma pesquisa quantitativa, utilizando o método Survey, através da aplicação de um questionário auto-preenchido, utilizando como referência uma amostra de 102 pacientes. A partir da análise dos resultados, foi possível identificar que de um modo geral a maioria dos pacientes da Clinimagem hoje se encontram satisfeitos com relação aos exames de ultrasonografia prestados, sendo a média mais alta do grau de satisfação nos serviços de atendimento médico, exame médico e diagnóstico.
Abstract Consumers have become increasingly demanding, and, as in all segments, the medical services also need to have a better understanding of their customer. Only features such as price, quality and technology are no longer considered competitive advantages. You need to understand your patients' needs and meet them in a satisfactory manner then offer a differentiated service with increased value. Therefore, the study of customer satisfaction becomes very important for companies. It can be seen as a strategy that allows the company, through the information resulting from research, to work in their relationship with customers and offer a service with higher quality. This study aimed to evaluate the patients satisfaction towards ultrasound examinations of Clinimagem Clinic, located in Cruz Alta (RS). To perform this evaluation, we initially identified features that are the most important for the patients during medical examination. Those were collected through a qualitative research, applying in-depth interviews. Subsequently, we performed a quantitative study using the method Survey, through the application of a self-administered questionnaire, using as reference a sample of 102 patients. From the analysis of the research results, we observed that, in general, most Clinimagem patients` are highly satisfied with the services provided in health care, medical and diagnosis.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/24693
Arquivos Descrição Formato
000748027.pdf (620.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.