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dc.contributor.advisorSlongo, Luiz Antoniopt_BR
dc.contributor.authorCosta, Sílvia Guimarãespt_BR
dc.date.accessioned2010-07-16T04:21:47Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/24693pt_BR
dc.description.abstractOs consumidores estão cada vez mais exigentes, e assim como em todos os segmentos, os serviços da área médica também precisam entender melhor o seu cliente. Somente características como preço, qualidade e tecnologia não são mais consideradas diferenciais competitivos. É necessário conhecer as necessidades dos pacientes e atendê-las de forma satisfatória para então oferecer um serviço diferenciado e de valor agregado. Por esse motivo, o estudo sobre a satisfação dos clientes torna-se importante para empresas, pois este pode ser visto como uma estratégia que permite que a empresa, através das informações resultantes das pesquisas, melhore o seu relacionamento com seus clientes e ofereça um serviço de maior qualidade. Este trabalho buscou avaliar o grau de satisfação, por partes dos pacientes, quanto aos exames de ultrasonografia da clínica Clinimagem, localizada no município de Cruz Alta (RS). Para realização dessa avaliação, identificou-se inicialmente qualificadores que os pacientes consideram como os mais valorizados em um exame médico. Estes foram coletados através de uma pesquisa qualitativa, com aplicação de entrevistas em profundidade. Posteriormente, efetuou-se uma pesquisa quantitativa, utilizando o método Survey, através da aplicação de um questionário auto-preenchido, utilizando como referência uma amostra de 102 pacientes. A partir da análise dos resultados, foi possível identificar que de um modo geral a maioria dos pacientes da Clinimagem hoje se encontram satisfeitos com relação aos exames de ultrasonografia prestados, sendo a média mais alta do grau de satisfação nos serviços de atendimento médico, exame médico e diagnóstico.pt_BR
dc.description.abstractConsumers have become increasingly demanding, and, as in all segments, the medical services also need to have a better understanding of their customer. Only features such as price, quality and technology are no longer considered competitive advantages. You need to understand your patients' needs and meet them in a satisfactory manner then offer a differentiated service with increased value. Therefore, the study of customer satisfaction becomes very important for companies. It can be seen as a strategy that allows the company, through the information resulting from research, to work in their relationship with customers and offer a service with higher quality. This study aimed to evaluate the patients satisfaction towards ultrasound examinations of Clinimagem Clinic, located in Cruz Alta (RS). To perform this evaluation, we initially identified features that are the most important for the patients during medical examination. Those were collected through a qualitative research, applying in-depth interviews. Subsequently, we performed a quantitative study using the method Survey, through the application of a self-administered questionnaire, using as reference a sample of 102 patients. From the analysis of the research results, we observed that, in general, most Clinimagem patients` are highly satisfied with the services provided in health care, medical and diagnosis.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectSatisfação do consumidorpt_BR
dc.subjectServiços de atendimento médicopt_BR
dc.titleSatisfação dos pacientes da Clinimagem com relação aos exames de ultrasonografiapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coLiberali, Jordana Folle de Menezespt_BR
dc.identifier.nrb000748027pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Marketing - Turma 2008pt_BR


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