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Responsabilidade social no Banco do Brasil S.A. : analisada a partir do seu balanço social

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Responsabilidade social no Banco do Brasil S.A. : analisada a partir do seu balanço social

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Título Responsabilidade social no Banco do Brasil S.A. : analisada a partir do seu balanço social
Autor Souza, Salete Mariza de
Orientador Pinheiro, Ivan Antonio
Data 2009
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão de Negócios Financeiros a Distância - Turma 2008.
Assunto Balanço social
Banco do Brasil.
Responsabilidade social
Resumo Este trabalho trata da responsabilidade social das empresas, mais especificadamente da responsabilidade social no Banco do Brasil SA, empresa objeto desta investigação. O tema escolhido é vasto, sendo assim, o trabalho se concentra no balanço social, relatório que tem objetivo prestar contas à sociedade sobre as ações realizadas pela organização em seu campo de atuação. No mundo dos negócios o comprometimento com os valores humanos e sociais evoluiu como forma de garantia de desenvolvimento, uma vez que o capital humano qualificado se torna o novo diferencial. Por outro lado, acrescenta-se aos interesses econômicos a necessidade de garantia da estabilidade social, neste contexto observa-se a questão ambiental, como fator de inter-relação entre a empresa e a sociedade. Procurando restabelecer imagem ou solidez, e buscando uma maior integração com seu ambiente externo e interno, as empresas passam a assumir a responsabilidade social, tendo o Balanço Social como instrumento de comprovação de tais aspectos. Faz-se uma revisão dos conceitos e entendimentos já formulados por diversos autores sobre o assunto, destacando a identificação da metodologia usada na elaboração do balanço social, o trabalho procurou inicialmente pesquisar aspectos conceituais e evolutivos da responsabilidade social passando por vários posicionamentos que marcam a evolução histórica das preocupações com o tema e seu tratamento no âmbito social e empresarial. Destaca-se o fato de que a responsabilidade social não é modismo ou ideologia, mas sim uma estratégia empreendedora que transforma uma organização tornando-a competitiva, dinâmica, transparente, humana e ética, solidificando sua marca e imagem, trazendo como conseqüência retorno financeiro aliado ao lucro social, contribuindo para melhoria na qualidade de vida de todos seus stakeholders.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/24784
Arquivos Descrição Formato
000743217.pdf (136.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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