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Perfil dos clientes Pequenas Empresas do Banco do Brasil : Umuarama (PR)

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Perfil dos clientes Pequenas Empresas do Banco do Brasil : Umuarama (PR)

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Título Perfil dos clientes Pequenas Empresas do Banco do Brasil : Umuarama (PR)
Autor Nage, Solange Cristina Rodrigues da Silva
Orientador Santos, Cristiane Pizzutti dos
Data 2007
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão de Negócios Financeiros a Distância - Turma 2008.
Assunto Banco do Brasil.
Fidelização
Gestão de relacionamento com clientes (CRM)
Pequenas empresas
Resumo Este trabalho tem como tema de pesquisa o perfil dos clientes Pequenas Empresas da agência do Banco do Brasil em Umuarama (PR), bem como, a utilização que eles fazem das linhas de crédito disponibilizadas. Desta forma, serão analisados os fatores que mais influenciam na tomada de decisão pelo crédito/Banco a utilizar. Este estudo se justifica pela necessidade de fidelizar os clientes e aumentar a participação do Banco no mercado, na agência de Umuarama (PR), atendendo às necessidades dos clientes e alcançando um objetivo do Banco. Para tanto, buscamos dimensionar a situação atual através de uma pesquisa descritiva, do tipo qualitativa, com perguntas abertas efetuadas através de entrevistas com um grupo de 20 clientes selecionados. Com o resultado da pesquisa, pretende-se obter maior conhecimento sobre os atributos que levam o cliente a optar por uma linha de crédito e/ou Banco e com isso, de modo a subsidiar eventuais ações na agência de Umuarama-Pr, que propiciem aumento na base de clientes e de negócios com os clientes atuais. Como resultado da pesquisa, constatamos que a baixa utilização de determinadas linhas de crédito pelas Pequenas Empresas (em comparação com a participação do Banco no mercado), ocorre em função da burocratização na tomada de crédito, lentidão no atendimento, elevado número de documentos exigidos, desconhecimento das linhas de crédito oferecidas e falta de acompanhamento das necessidades das empresas por parte de seu gerente de relacionamento. O contrário também se comprovou pelas entrevistas realizadas: o fator relacionamento é preponderante para se realizar novos e bons negócios, que aliado ao conhecimento tanto dos produtos e serviços, como da empresa e suas reais necessidades, produzem um ótimo resultado, gerando satisfação e possível fidelização do cliente, além do cumprimento dos objetivos do Banco, aumentando sua participação no mercado e rentabilização dos clientes.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/24785
Arquivos Descrição Formato
000743570.pdf (119.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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