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dc.contributor.advisorSantos, Cristiane Pizzutti dospt_BR
dc.contributor.authorNage, Solange Cristina Rodrigues da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2010-07-27T04:18:07Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/24785pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como tema de pesquisa o perfil dos clientes Pequenas Empresas da agência do Banco do Brasil em Umuarama (PR), bem como, a utilização que eles fazem das linhas de crédito disponibilizadas. Desta forma, serão analisados os fatores que mais influenciam na tomada de decisão pelo crédito/Banco a utilizar. Este estudo se justifica pela necessidade de fidelizar os clientes e aumentar a participação do Banco no mercado, na agência de Umuarama (PR), atendendo às necessidades dos clientes e alcançando um objetivo do Banco. Para tanto, buscamos dimensionar a situação atual através de uma pesquisa descritiva, do tipo qualitativa, com perguntas abertas efetuadas através de entrevistas com um grupo de 20 clientes selecionados. Com o resultado da pesquisa, pretende-se obter maior conhecimento sobre os atributos que levam o cliente a optar por uma linha de crédito e/ou Banco e com isso, de modo a subsidiar eventuais ações na agência de Umuarama-Pr, que propiciem aumento na base de clientes e de negócios com os clientes atuais. Como resultado da pesquisa, constatamos que a baixa utilização de determinadas linhas de crédito pelas Pequenas Empresas (em comparação com a participação do Banco no mercado), ocorre em função da burocratização na tomada de crédito, lentidão no atendimento, elevado número de documentos exigidos, desconhecimento das linhas de crédito oferecidas e falta de acompanhamento das necessidades das empresas por parte de seu gerente de relacionamento. O contrário também se comprovou pelas entrevistas realizadas: o fator relacionamento é preponderante para se realizar novos e bons negócios, que aliado ao conhecimento tanto dos produtos e serviços, como da empresa e suas reais necessidades, produzem um ótimo resultado, gerando satisfação e possível fidelização do cliente, além do cumprimento dos objetivos do Banco, aumentando sua participação no mercado e rentabilização dos clientes.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBanco do Brasil.pt_BR
dc.subjectGestão de relacionamento com clientes (CRM)pt_BR
dc.subjectPequenas empresaspt_BR
dc.subjectFidelizaçãopt_BR
dc.titlePerfil dos clientes Pequenas Empresas do Banco do Brasil : Umuarama (PR)pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000743570pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2008pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Gestão de Negócios Financeiros a Distância - Turma 2008pt_BR


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