Repositório Digital

A- A A+

Um estudo sobre a estratégia dos frigoríficos da região central do Rio Grande do Sul

.

Um estudo sobre a estratégia dos frigoríficos da região central do Rio Grande do Sul

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Um estudo sobre a estratégia dos frigoríficos da região central do Rio Grande do Sul
Autor Auozani, Lúcia Regina Silveira
Orientador Padula, Antonio Domingos
Data 2001
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Assunto Comércio eletrônico
Internet
Internet : Sites
Negócio eletrônico
Resumo O presente trabalho pretende fazer um estudo sobre as estratégias adotadas pelos frigoríficos e abatedouros da Região Central do estado do Rio Grande do Sul. Para caracterizar o tipo de estratégia competitiva utilizada pelos mesmos, lançou-se mão de dados secundários para conhecer-se os métodos utilizados pelos produtores de matériaprima quanto à reprodução, desenvolvimento e terminação; abate e industrialização; comercialização; condições de rastreabilidade do produto oferecido ao consumidor. Para os dados primários foi utilizado um questionário onde os empresários refletiram sobre os fatores em que se baseiam para a tomada de decisões, para identificar os tipos de relações estabelecidos entre as diversas empresas e os pontos convergentes e divergentes existentes na bovinocultura de corte. A pesquisa mostrou que há necessidade de uma maior conscientização dos administradores das empresas que fazem parte da bovinocultura de corte, do setor de transformação, da utilização de ferramentas de gerenciamento para uma melhoria do processo decisório e melhoria na formulação de suas estratégias de atuação. Os frigoríficos e abatedouros da Região Central do Estado não possuem uma estratégia comum, não têm um objetivo futuro constituído como uma política de atuação para o ramo. Cada empresa adota a sua estratégia sem um vínculo com uma política específica. Outro fator observado é quanto ao estabelecimento de relações comerciais – a montante e à jusante - visando um melhor desempenho de todo o grupo empresarial, evitando que sejam tomadas decisões isoladas que possam aviltar a performance das empresas e facilitando o estabelecimento de políticas de desenvolvimento para o setor beneficiando todo o segmento que atua na bovinocultura de corte na Região Central do Estado.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/2487
Arquivos Descrição Formato
000320512.pdf (268.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.