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Revisão integrativa sobre a consulta de enfermagem : enfoques das abordagens e modelagens de educação em saúde evidenciadas

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Revisão integrativa sobre a consulta de enfermagem : enfoques das abordagens e modelagens de educação em saúde evidenciadas

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Título Revisão integrativa sobre a consulta de enfermagem : enfoques das abordagens e modelagens de educação em saúde evidenciadas
Autor Oliveira, Aline
Orientador Oliveira, Dora Lúcia Leidens Corrêa de
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem. Curso de Enfermagem.
Assunto Consulta de enfermagem
Educação em enfermagem
Educação em saúde
Resumo Este estudo teve como objetivo conhecer que enfoques tem orientado as abordagens sobre a consulta de enfermagem apresentadas em periódicos científicos da área nos últimos cinco anos e que modelagens de educação em saúde podem ser identificadas nas experiências de consulta de enfermagem abordadas nestes periódicos. O estudo foi realizado através do método da revisão integrativa, no qual foram pesquisados artigos com a palavra-chave “consulta de enfermagem” no site da Bireme, procurando-se captar a totalidade de artigos que abordassem a consulta de enfermagem. Resultaram desta busca 33 artigos, os quais constituem a amostra deste trabalho. Para análise e discussão dos resultados, os artigos foram categorizados de acordo com seus objetivos, metodologias, referenciais teóricos, resultados, conclusões e recomendações. A partir da análise desses dados foram determinados os enfoques que embasaram as abordagens da consulta de enfermagem que são: o filosófico, o educacional, o biomédico, o metodológico e o avaliativo. As modelagens de educação em saúde evidenciadas nas experiências de consulta abordadas foram, na grande maioria, tradicionais. A análise dos artigos sugere que as questões sobre a consulta de enfermagem que mais preocupam os profissionais tem a ver com a dimensão preventiva e terapêutica das ações realizadas neste contexto, com destaque ao caráter biológico das situações tratadas na consulta. Neste sentido, parece ser pouco valorizada a dimensão educativa da consulta de enfermagem, apesar de ficar evidenciado nos artigos pesquisados o reconhecimento da relação entre uma dimensão e a outra. O que parece ter pouca importância para os autores é a análise de como esta educação se dá, sugerindo uma certa acomodação e o pressuposto de que não há o que questionar com relação aos modos de se fazer educação em saúde no espaço da consulta de enfermagem. Nesse sentido sugere-se a apropriação de outros conceitos, que não apenas aqueles referentes à dimensão biológica dos processos de adoecimento, para transpor a superficialidade e a verticalidade que vem permeando as consultas de enfermagem.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/24885
Arquivos Descrição Formato
000749937.pdf (434.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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