Repositório Digital

A- A A+

Oportunidades e barreiras para a internacionalização de pequenas e médias empresas : o caso dos clientes da Agência Bairro Cruzeiro em Caxias do Sul, RS

.

Oportunidades e barreiras para a internacionalização de pequenas e médias empresas : o caso dos clientes da Agência Bairro Cruzeiro em Caxias do Sul, RS

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Oportunidades e barreiras para a internacionalização de pequenas e médias empresas : o caso dos clientes da Agência Bairro Cruzeiro em Caxias do Sul, RS
Autor Maino, Roberto
Orientador Motta, Paulo Cesar Delayti
Data 2009
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão de Negócios Financeiros a Distância - Turma 2008.
Assunto Internacionalização de empresas
Pequenas e medias empresas
Resumo A presente pesquisa aborda principalmente as oportunidade e as barreiras para a internacionalização de pequenas e medias empresas, sendo baseada no perfil de pessoas jurídicas que são clientes da agência Bairro Cruzeiro do Banco do Brasil. A relevância deste estudo está, portanto, no fato de se fazer uma pesquisa diretamente com os clientes e na aplicação de um questionário específico para a coleta de informações. Estas informações possibilitaram um maior entendimento dos fatores que são relevantes e determinantes na escolha de um projeto para o inicio ou ate mesmo a continuidade dos negócios internacionais. A amostra foi obtida a partir dos cientes desta agência que de alguma forma podem ou poderiam participar do comércio exterior, seja exportando ou importando bens ou serviços. Os resultados obtidos a partir dos cruzamentos dos dados mostram que foi possível estabelecer um perfil dos clientes, bem como subsidiar informações de como os gerentes podem realizar negócios internacionais com estas empresas.
Abstract This research consists mainly of the opportunities and barriers of internationalization of small and medium companies based on profiles of legal entities that are clients of Banco do Brasil – Agência Bairro Cruzeiro. The relevance of this study is, therefore, on the fact to research directly with customers and apply a specific questionnaire to collect information. These information enable a better understanding of facts that are relevant and determinant to choose a project to start or even to continue international business. The sample was obtained from clients of this agency that someway are able to develop foreign trade by exporting or importing products or services. The results achieved by data crossing show that it was possible to establish a customers profile as well as contribute with information for managers of how they can develop international business with these companies.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/24894
Arquivos Descrição Formato
000743705.pdf (181.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.