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A educação física e as danças populares brasileiras de matriz africana e indígena: reflexões sobre as leis 11.645 e 10.639

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A educação física e as danças populares brasileiras de matriz africana e indígena: reflexões sobre as leis 11.645 e 10.639

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Título A educação física e as danças populares brasileiras de matriz africana e indígena: reflexões sobre as leis 11.645 e 10.639
Autor Silva, Igor Fangueiro da
Orientador Umann, Jair Felipe Bonatto
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Assunto Cultura africana
Cultura indígena
Danças populares : Brasil
Resumo A mudança da LDB (Lei de Diretrizes e Bases) inserindo as leis 11.645/08 e 9.639/03 tornou obrigatório o ensino da cultura e da historia de Negros e Índios entre três disciplinas: História, Literatura e Artes. Este trabalho visa questionar se a Educação Física não poderia estar inserida nestas leis considerando que o movimento (como a dança, as lutas, os jogos e etc.) é inerente a estas culturas e através dele é possível aprofundar a cultura dos Negros e Índios do Brasil. Também objetiva discutir as concepções sobre o que é esta cultura de matriz africana e indígena e apresentar algumas manifestações corporais (danças) que o professor de Educação Física pode abordar em suas aulas. Esta é uma Pesquisa qualitativa, do tipo documental utilizando como fontes livros, artigo de revistas cientifica, teses, filmes, páginas da internet e etc. que pretende analisar o material que foi produzido a partir do momento em que entram em vigor tais leis e o que já abordava a cultura e a historia dos negros e índios antes das mudanças na LDB. Através da revisão percebo que a Educação Física poderia estar inserida nas leis, pois o movimento é muito importante no aprendizado de crianças e jovens e está presente na estrutura da cultura de matriz africana e indígena. As danças populares brasileiras podem ser importantes ferramentas de aproximação e de abordagem para o trabalho com estas culturas.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/24898
Arquivos Descrição Formato
000750105.pdf (192.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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