Repositório Digital

A- A A+

Características fisiológicas e antropométricas de jogadores amadores de rugby

.

Características fisiológicas e antropométricas de jogadores amadores de rugby

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Características fisiológicas e antropométricas de jogadores amadores de rugby
Autor Sant'Anna, Ricardo Tannhauser
Orientador Castro, Flavio Antonio de Souza
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Bacharelado.
Assunto Fisiologia
Rugby
Resumo No Brasil, existem poucas informações sobre parâmetros fisiológicos e antropométricos sobre jogadores de Rugby. O objetivo do estudo foi identificar o perfil fisiológico e antropométrico, comparar as diferentes posições dos jogadores e fornecer dados de referência para os atletas de Rugby brasileiros. Vinte jogadores de Rugby da equipe vice-campeã do Rio Grande do Sul de 2009 foram divididos em dois grupos conforme a sua função tática, 10 Forwards e 10 Backs. O VO2Máx foi avaliado por ergoespirometria, a composição corporal verificada através das dobras cutâneas, perímetros, diâmetros e comprimentos ósseos, e a potência anaeróbia foi medida pelo teste de Wingate. Nossos dados demonstram que existem diferenças entre os jogadores de acordo com sua função no jogo. Forwards apresentam menores valores de VO2Máx do que Backs, apresentam maiores valores de massa corporal total e de percentual de gordura. Apresentam maiores valores de potência ao início do teste de Wingate. Tornam-se necessários mais estudos que possibilitem maiores comparações entre equipes de Rugby no Brasil.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/24903
Arquivos Descrição Formato
000750121.pdf (1.327Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.