Repositório Digital

A- A A+

Centro Natatório da Escola de Educação Física da UFRGS : espaço de transformações

.

Centro Natatório da Escola de Educação Física da UFRGS : espaço de transformações

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Centro Natatório da Escola de Educação Física da UFRGS : espaço de transformações
Autor Carvalho, Marco Antonio Ávila de
Orientador Mazo, Janice Zarpellon
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Assunto Escola de educação física da UFRGS : História
Resumo Este estudo refere-se à história do Centro Natatório da Escola de Educação Física (ESEF) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Além de suas instalações servirem de palco para atividades de ensino e de pesquisa, que norteiam a formação de professores nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física, muitas ações e programas são oferecidos para a comunidade em geral, por meio dos projetos de extensão. As atividades de extensão universitária, desenvolvidas pelo Centro Natatório, cumprem um importante papel social, consolidando o compromisso com os três pilares da universidade: ensino, pesquisa e extensão. Diante do exposto, este estudo tem como objetivo descrever a trajetória do Centro Natatório da ESEF/UFRGS, identificando as mudanças ocorridas desde a sua criação, na década de 1970, até a década de 1990, período este marcado pela transformação de seus projetos de extensão. Para tanto, a presente pesquisa, inscrita nas dimensões teórico-metodológicas da História Cultural e da Memória, foi realizada por meio de consultas a documentos e entrevistas. Tais documentos e entrevistas foram analisados com base na perspectiva metodológica da História Oral e da Análise Documental. Evidencia-se com este trabalho que o Centro Natatório sofreu diversas mudanças administrativas tanto no que tangencia a utilização de seus espaços como na sua manutenção. Além disso, a transformação de suas ações em projetos de extensão foi um processo gradual e lento que resultou das mudanças de concepção por parte dos professores e da própria universidade. O Centro Natatório representa um importante espaço que muito contribui, gerando recursos financeiros à Escola, mas fundamentalmente, porque possibilita o exercício da prática docente aos estudantes da ESEF e proporciona, à comunidade em geral, a troca de conhecimentos, ensinamentos e afetos. Devido a tudo isso, é considerado um importante “espaço de transformações”.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/24904
Arquivos Descrição Formato
000750125.pdf (2.092Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.