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O judô na educação física escolar : pesquisa qualitativa sobre o ensino do judô nas escolas de Porto Alegre

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O judô na educação física escolar : pesquisa qualitativa sobre o ensino do judô nas escolas de Porto Alegre

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Título O judô na educação física escolar : pesquisa qualitativa sobre o ensino do judô nas escolas de Porto Alegre
Autor Silva, Vinícius Antunes da
Orientador Reppold Filho, Alberto Reinaldo
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Assunto Judô
[en] Fights
[en] Judô
[en] Physical education
[en] Teaching
Resumo Essa pesquisa investigou a situação atual do ensino do judô na educação física das escolas de Porto Alegre e procurou alternativas que propiciassem alterações do quadro diagnosticado pelos entrevistados. Durante as entrevistas foram utilizados questionários semi-estruturados, com o objetivo de explorar ao máximo toda a riqueza de informações presente nos relatos dos entrevistados. As identidades dos professores entrevistados foram resguardadas, conforme também tinha sido estipulado nesse documento. Os resultados dessa pesquisa mostraram a existência de muitas dificuldades na situação atual do ensino do judô nas aulas de educação física das escolas de Porto Alegre. Dentre essas dificuldades foram mencionadas: a falta de materiais, o baixo interesse pelo ensino de temas relacionados às lutas, o receio de que atividades com lutas aumentem a agressividade entre os alunos, a falta de capacitação para o ensino do judô e alguns aspectos culturais que interferem na escolha dos temas ensinados nas aulas de educação física. Essas foram as principais dificuldades, que segundo os sujeitos entrevistados nessa pesquisa são constatadas no ensino do judô na educação física escolar. Contudo, mesmo que essas dificuldades façam parte da realidade percebida na educação física escolar, o judô apresenta alguns bons motivos para sua implementação nesse contexto. Foram apresentados aspectos relacionados ao desenvolvimento motor, a melhoria das valências físicas e a aprendizagem de importantes valores educacionais. Esses benefícios foram mencionados pelos entrevistados como motivos que justificariam a inclusão do judô como conteúdo contemplado nas aulas de educação física. Como sugestões de alteração da situação atual do ensino do judô os entrevistados citaram: mudanças na metodologia do ensino do judô que o tornem mais condizente com os objetivos presentes na escola, uma maior capacitação para o ensino das lutas na formação acadêmica e uma alternativa de solução para o problema da falta de material. O estudo aponta a necessidade de maiores aprofundamentos no que diz respeito às alternativas de solução para as dificuldades encontradas.
Abstract This research is an investigation about the current status of the judo teaching in physical education from schools in Porto Alegre and has searched for alternatives that could provide the changes which had been diagnosed by the interviewees. During the interviews, semi-structured questionnaires were used, in order to make the most of the wealth of information in reports of the interviewees. The identities of the teachers interviewed were kept in safe, as had also been stipulated in the document. These research results showed that there are many difficulties in the current situation of judo teaching in physical education classes from schools in Porto Alegre. Among these difficulties were mentioned: lack of judo education materials, low interest in the teaching of subjects related to the fights, the fear that fights activities could increase aggressive behavior among students, lack of training for judo teaching and some cultural aspects that interfere in the choice of subjects taught in physical education classes. These were the main difficulties, which the interviewees in this research are found in school judo teaching. However, even if these difficulties are part of the perceived reality in physical education, judo has some good reasons for its implementation in this context. Some subjects related to motor development, improved physical valences and learning important educational values were presented. These benefits were mentioned by interviewees as reasons that justify the inclusion of judo as a content in physical education classes. As suggestions to amend the current situation of judo teaching in school contexts the respondents mentioned: changes in the methodology of judo teaching to make it more consistent with the goals of the school, more training for fight teaching in academic studies and an alternative solution to the problem of lack of material. The research indicates the need for further deepened attention to alternative solutions to problems encountered in scholar judo teaching.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/24910
Arquivos Descrição Formato
000750150.pdf (137.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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