Repositório Digital

A- A A+

Corpo espetáculo circense : uma prática tradicional para o lazer popular

.

Corpo espetáculo circense : uma prática tradicional para o lazer popular

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Corpo espetáculo circense : uma prática tradicional para o lazer popular
Autor Rosa, Cintia Mariano da
Orientador Stigger, Marco Paulo
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Assunto Circo
Corporeidade
Espetáculo
Resumo O presente trabalho de conclusão de curso busca compreender os significados das práticas circenses no que diz respeito a configuração de sua corporeidade no circo tradicional. A partir de um exercício etnográfico, mediante observação participante, entrevistas, diários de campo; tornou-se possível investigar aspectos do fazer circense, identificando um corpoespetáculo- circense tradicional e discutindo sua atuação ao lado da esportivização da mesma prática em suas outras manifestações contemporâneas. Para tanto, se tornou necessário revisar estudos históricos das práticas circenses, as quais se apresentaram e se apresentam de diferentes formas desde a antiguidade, mesmo que relacionadas ao lazer popular na maioria dessas manifestações. Fez-se necessário também, pela peculiaridade da vida itinerante e de espetáculos tradicionais modernos, o diálogo com outras constituições de corporeidades mediante outras práticas. Dessa forma poder-se-á dar visibilidade a uma prática muito atuante nas culturas de lazer popular, muito pouco pesquisada na educação física e suscitadora de novas facetas dessa prática na contemporaneidade, facetas que configuram novas práticas, as quais estão extrapolando o espetáculo e chegando a vida dos espectadores de forma prática através de escolas, oficinas, festivais. Tendo em vista que o circo tradicional e o circo contemporâneo coexistem, mesmo que o primeiro possa ser entendido como origem do segundo, o circo tradicional não apresenta sinal de extinção.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/24917
Arquivos Descrição Formato
000750301.pdf (1.735Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.