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A prática da capoeira nas escolas especiais da rede municipal de ensino de Porto Alegre, Rio Grande do Sul

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A prática da capoeira nas escolas especiais da rede municipal de ensino de Porto Alegre, Rio Grande do Sul

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Título A prática da capoeira nas escolas especiais da rede municipal de ensino de Porto Alegre, Rio Grande do Sul
Autor Costa, Adélia Kervalt
Orientador Mazo, Janice Zarpellon
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Assunto Capoeira
[en] Capoeira
[en] Disability
[en] School
Resumo A Capoeira foi incluída na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, em 2009, em razão da aprovação da Lei 11.645 de 2008, que institui o ensino da Historia e da Cultura Afro-Brasileira e Indígena na Educação Básica. O Projeto- Piloto incluiu 15 escolas, sendo duas escolas especiais. A capoeira por ser uma atividade atrativa, rica em movimentos rítmicos e coordenativos, pode trazer benefícios para as pessoas com deficiência. Este estudo tem como objetivo descrever como ocorreu a inclusão da prática da capoeira nas escolas especiais da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Para tanto foram realizadas observações de aulas de capoeira para deficientes mentais e físicos na Escola Especial Dr. Elyseu Paglioli e na Escola Especial Lygia Morrone Averbuck. Além disso, gravamos aulas e buscamos depoimentos de alunos e professores das referidas escolas. Pode-se constatar o interesse e a motivação na prática da capoeira pelos alunos, os quais se estenderam para outros momentos do cotidiano escolar, através da musicalidade e da movimentação, mostrando que a capoeira pode trazer benefícios para a formação destes alunos.
Abstract Capoeira was included in the Municipal School of Porto Alegre in 2009, due to the passage of Law 11 645 2008, establishing the teaching of History and Culture of the Afro-Brazilian and indigenous basic education. The pilot project involving 15 schools, two special schools. Capoeira is an attractive activity, rich in rhythmic movements and coordination can bring benefits to people with disabilities. This study aims to describe as was the inclusion of the practice of capoeira in special schools of the Municipal School of Porto Alegre. For both observations were made capoeira classes for mentally and physically handicapped at the Special School and Special School Paglioli Elyseu Dr. Ligia Averbuck Morrone. In addition, recorded lectures and seek testimony from students and teachers of these schools. You can see the interest and motivation in the practice of capoeira by students, which were extended to other times of the school routine, and musicality through movement, showing that poultry can benefit the formation of students.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/24919
Arquivos Descrição Formato
000750322.pdf (530.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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