Repositório Digital

A- A A+

Poluição atmosférica e exercício físico em grandes centros urbanos

.

Poluição atmosférica e exercício físico em grandes centros urbanos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Poluição atmosférica e exercício físico em grandes centros urbanos
Autor Santos, Bernadete Mendes dos
Orientador Reppold Filho, Alberto Reinaldo
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Assunto Exercício físico
Poluição
Resumo As pessoas que vivem nas grandes cidades estão expostas a diversos poluentes atmosféricos que podem prejudicar não apenas a saúde, mas também o rendimento em determinados esportes. Nesses locais, as principais fontes de emissão dos poluentes atmosféricos são os veículos automotores e as indústrias. Muitas pesquisas sobre o assunto têm sido realizadas na área médica. Esses estudos mostram que nos dias em que os níveis de poluição estão elevados, ocorre também um aumento no número de visitas nos setores de emergência dos hospitais. Além disso, há um agravamento de problemas na saúde dos indivíduos especialmente de forma aguda. Na área da Educação Física ainda são poucos os estudos que tratam da relação entre a exercício físico e a poluição atmosférica. Esse trabalho teve como objetivo examinar a relação entre a poluição atmosférica e a exposição das pessoas que fazem exercício físico nas ruas dos grandes centros urbanos. O estudo é de natureza bibliográfica. Para isso, foi realizada uma busca textual de artigos das bases de dados Scopus, ISI e Google acadêmico até o ano de 2010. As palavras chaves utilizadas foram: air pollution, exposure, physical exercise, urban air polution. Foram excluídos desta pesquisa artigos relacionados à poluição atmosférica e gestação, crianças e fumaça de cigarro. Os resultados apontaram que os efeitos negativos da poluição atmosférica em relação ao exercício físico dependem da quantidade, concentração e tempo de exposição aos poluentes. A redução do desempenho está ligada à redução da função pulmonar, cardiovascular e muscular dos indivíduos expostos. Portanto, de acordo com a literatura pesquisada, pode-se concluir que indivíduos que utilizam as ruas dos grandes centros urbanos para se exercitar comprometem a saúde e o próprio rendimento.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/24921
Arquivos Descrição Formato
000750331.pdf (202.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.