Repositório Digital

A- A A+

A motivação de idosos à prática de atividades físicas

.

A motivação de idosos à prática de atividades físicas

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A motivação de idosos à prática de atividades físicas
Autor Rheinheimer, Michelle
Orientador Balbinotti, Carlos Adelar Abaide
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Assunto Atividade física
Idosos
Resumo O presente estudo tem como objetivo principal analisar e relatar, através de uma revisão bibliográfica, quais são os tipos de motivação (intrínseca, extrínseca ou até mesmo amotivacional) que levam os idosos à prática regular de atividade física. Contribuir para os estudos e planejamento de aulas e na organização de projetos e atividades ligadas ao envelhecimento também são metas do trabalho, no intuito de que haja maior aderência e engajamento dessa população a um estilo de vida saudável. A motivação aparece como o fator primordial nessa adesão e engajamento de pessoas com idade superior a 60 anos quando o assunto é atividade física. A busca por saúde e uma boa qualidade de vida (prazer, sentir-se bem, ser feliz) são alguns dos objetivos dessa população quando decide movimentar-se. Logo, é um assunto atual e relevante, porém ainda pouco explorado no Brasil. Pessoas idosas, devido ao envelhecimento natural do organismo, possuem o sistema fisiológico mais frágil, então, estão mais propícias a terem um estilo de vida sedentário e doenças. Portanto, é muito importante, na terceira idade, adotar hábitos que influenciem favoravelmente a qualidade de vida e o bem-estar. Sendo assim, a vida ativa é um dos melhores remédios para combater os problemas gerados pelo envelhecimento.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/24924
Arquivos Descrição Formato
000750116.pdf (171.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.