Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBlank, Danilopt_BR
dc.contributor.authorVelho, Alexandre Marquespt_BR
dc.date.accessioned2022-09-29T04:46:53Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/249461pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho se insere na área de Ensino em Saúde, na linha de pesquisa de processos de ensino em saúde e tem como objetivo geral a proposição de uma matriz de competências com o intuito de subsidiar os processos de formação e de avaliação dos estudantes de graduação em Medicina durante o período de estágio obrigatório supervisionado (internato), enfocando às tarefas essenciais ao longo das diferentes rotações nos serviços; tem como objetivos específicos 1) o mapeamento de domínios, competências, ações-chave e componentes de ações-chave que possam ser vinculados às atividades profissionais confiabilizadoras (EPAs), 2) elaborar itens necessários ao desenvolvimento da EPA 16 que enfoca o ensino em telemedicina, e 3) propor o olhar sobre a competência a partir de quatro dimensões (conhecimentos, habilidades, atitudes e qualidades pessoais), já que originalmente são observadas em três dimensões. A pesquisa descreve conceitos fundamentais ao ensino em saúde por competências, à taxonomia para a hierarquização de informações e ao ensino por EPAs. O método de investigação adotado foi o Delphi, com variações devido às dificuldades enfrentadas pelo momento pandêmico, e contou com a participação de docentes especialistas nas grandes áreas do ensino médico que atuam no internato. Os achados da pesquisa contaram o mapeamento de 281 itens validados para a proposição da matriz de competências para o internato em Medicina, e os resultados ainda apontaram que ações-chave e seus componentes podem permear mais de uma competência.pt_BR
dc.description.abstractThis study is grounded on the line of research of Medical Education called education processes in health, and discusses the proposition of a competencies-matrix designed to verify the students’ development and training, as well as the evaluation of undergraduate student interns in Medical School, during their mandatory internship, focusing on the essential tasks they have to accomplish across the different service rotations. More specifically this research aims at 1) mapping out the domains, competencies, key-actions and components of key-actions that might be linked to the Entrustable Professional Activities (EPAs); 2) elaborating the necessary items for the development of the EPA 16, which deals with the education in telemedicine; 3) proposing a fourth dimension for the competencies (knowledge, skills, attitude, personal qualities), which originally were designed in three dimensions. This study describes fundamental concepts of the Medical Education based on competencies, of the taxonomy for the hierarchisation of the information and of the Medical Education based on EPAs. This thesis relies on Delphi methodology, in an adapted version due to COVID-19 contingencies, and had the participation of medical science professors specialized in clinical clerkship (internship) education. Outcomes of this research are the mapping out of 281 validated items for the proposition of the competencies-matrix of the internship in Medical School, as well as the detection that the key-actions and their components may be related to more than one single competency.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTelemedicinapt_BR
dc.subjectCompetenciesen
dc.subjectKey-actionsen
dc.subjectMedicinapt_BR
dc.subjectInternato e residênciapt_BR
dc.subjectComponents of key-actionsen
dc.subjectEPAsen
dc.subjectUniversidadespt_BR
dc.subjectTaxonomyen
dc.subjectEducação médicapt_BR
dc.subjectFaculdades de Medicinapt_BR
dc.subjectMedical education and learningen
dc.subjectEducação de graduação em medicinapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.titleConstrução de uma matriz de competências ao internato em medicinapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001148746pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Medicinapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino na Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples