Mostrar registro simples

dc.contributor.authorRamos, Luciana Dominguespt_BR
dc.contributor.authorBoll, Cíntia Inêspt_BR
dc.date.accessioned2022-10-03T04:49:18Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn2238-8079pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/249663pt_BR
dc.description.abstractEste artigo tem por objetivo apresentar considerações relacionadas ao campo da Educação Audiovisual, seus desafios e possibilidades na Educação, sobretudo em relação ao Cinema. O recorte desta produção recupera o histórico do debate acerca das relações mídiaEducação, na perspectiva da Educação Audiovisual, por meio de uma revisão bibliográfica e de documentos publicados pela UNESCO. Expansões e tensionamentos são provocados pelo apontamento de contribuições de autores como Bergala, Canevacci e Hui, considerando as potencialidades da interseção Cinema e Educação, em cenário de Cultura Digital. O estudo conclui que a Educação Audiovisual ‒ em especial do Cinema na perspectiva de uma pedagogia da criação ‒ no contexto amplificado e convergente da Cultura Digital pode ser considerada um elemento mobilizador de propostas participativas de criação e sensibilização do olhar, ressignificando as relações com a arte, a informação e o conhecimento, viabilizando e mobilizando as potências do sensível.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to present considerations related to the field of Audio-visual Education, its challenges and possibilities in Education, above all in connection with the Cinema. The focus of this study brings back the history of the debate about media-education relations, in the perspective of Audio-visual Education, through a bibliographic review and documents published by UNESCO. Notes of contributions made by authors such as Bergala, Canevacci and Hui led to expansions and tensions, considering the powers of the intersection Cinema and Education, in a Digital Culture scenario. This study comes to the conclusion that Audio-visual Education – especially the Cinema in the perspective of a Pedagogy of creation – into the amplified and convergent context of Digital Culture may be considered an element that encourages participatory proposals of creation and awareness of the gaze, offering new meanings to the relations with art, information and knowledge, enabling and encouraging the powers of sensitivity.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofTear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia. Canoas, RS. Vol. 11, n. 1 (2022), p. 1-15pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCinema and educationen
dc.subjectCultura digitalpt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectDigital cultureen
dc.subjectPedagogy of creationen
dc.titleDo cinema educativo à pedagogia da criação : potências na interseção cinema e educação em cenário de cultura digitalpt_BR
dc.title.alternativeFrom educational cinema to pedagogy of creation : powers in the intersection cinema and education in a digital culture scenarioen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001149912pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples