Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPimenta, Melissa de Mattospt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Régia Cristinapt_BR
dc.date.accessioned2022-10-20T04:43:55Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn1984-7238pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/250036pt_BR
dc.description.abstractNeste artigo,apresentamos uma reflexão sintética sobre a contribuição das Ciências Sociais e da Sociologia para o Ensino em Saúde, com base na experiência docente das autoras em cursos na área da saúde, nos quais o ensino de Sociologia e Antropologia é obrigatório. De caráter introdutório, as disciplinas ministradas têm sido incorporadas a diferentes currículos, desde os cursos de Nutrição, Odontologia, Fisioterapia, Medicina, Obstetrícia, Enfermagem e outros, a partir dassuasDiretrizes Curriculares Nacionais. O reconhecimento da importância do ensino de Ciências Sociaispara a formação de profissionais do campo da saúde se reflete nas questões relacionadas ao direito à saúde, à éticana relação profissional-paciente, nos desafios apresentados pelas desigualdades sociais em saúde e na perspectiva humanista do cuidado integral. Nesse sentido, as Ciências Sociaisoferecemaos graduandos umponto de vistaprivilegiadopara o entendimento do paciente tanto como sujeito de direitos, inserido em um contexto social, cultural, econômico e político, como intérprete crítico e atuante sobre o próprio corpo, que reconhece e identifica os processos de adoecimento, escolhe e adere às propostas terapêuticas e, assim, contribui para continuidade e transformação das práticas em saúde. Assim, a partir de algunsdos temas e problemáticas trabalhados em sala de aula, nos propomos a refletir sobre a interface entre essescampos científicos, apresentando contribuições para o processo de formação de profissionais de saúde em diversas áreas.pt_BR
dc.description.abstractIn this article we present some thoughts on the contribution of Social Sciences and Sociology to teaching in Health Care, based on the authors experiences as professors in Health Care undergraduate courses, in which Sociology and Anthropology classes are mandatory. Classes in these courses are generally introductory and have been incorporated in various Health Care faculties, such as Nutrition, Odontology, Physiotherapy, Medicine, Obstetrics and Nursing. The acknowledgment of the importance of Social Sciences to the formation of Health Care professionals is reflected in topics such as human rights, ethics in the relation of professionals and patients, as well as the challenges presented by social inequalities and the humanistic perspective of integral attention. In this sense, Social Sciences presents to undergraduates a privileged perspective to the understanding of the patient both as a subject of rights, situated in a social, cultural, economic and political context, and as critical interpreter and agent of his own body, capable of recognizing and identifying illness processes, choosing and attending therapy protocols and, therefore, capable of contributing to the continuity as well as transformation of health care practices. Therefore, basedon subjects and problems introduced in class, we propose to consider the interface between these scientific fields, presenting some of our contributions to the training process of various Health professionals.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Linhas. Florianópolis, SC. Vol. 21, n. 45 (jan./abr. 2020), p. 260-284pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSocial Sciencesen
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectCiências sociaispt_BR
dc.subjectSociologyen
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subjectHealth Care Sciencesen
dc.subjectBody-illness-health processen
dc.titleA contribuição da Sociologia para o ensino em Saúdept_BR
dc.title.alternativeThe contributions of the Social Sciences to studies in Health en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001118387pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples