Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBergamaschi, Maria Aparecidapt_BR
dc.contributor.authorCanon Buitrago, Edwin Alexanderpt_BR
dc.contributor.authorSchmidt, Gabriela Metzpt_BR
dc.date.accessioned2022-10-21T04:58:06Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn2448-0916pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/250120pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo decorre de uma pesquisa que visa compreender as presenças e as ausências de saberes e conhecimentos indígenas nos currículos de algumas licenciaturas de uma universidadepública brasileira, bem como refletir acerca das possibilidades descoloniais que os estudos sobre e com os povos indígenas proporcionam para a academia. Para desenvolver a referida pesquisa, foram escolhidas oito licenciaturas que contam com a presença deestudantes indígenas desde 2008, a partir de uma política afirmativa da universidade para ingresso e permanência deles. Neste trabalho apresentamos o estudo já realizado em três licenciaturas: Artes Visuais, Música e Pedagogia. Para a efetivação da pesquisa foram analisados os Planos de Ensino das disciplinas, o Projeto Pedagógico das licenciaturas em foco e os Trabalhos de Conclusão de Curso que tematizam os povos indígenas, visando identificar e compreender indícios da presença/ausência de estudos que abordam o tema no período de 2008 a 2018. Os resultados apontam uma presença limitada do tema, sobressaindo nos currículos uma perspectiva eurocêntrica. Ao mesmo tempo mostra a necessidade de ações para interculturalizar o ensino superior e construir caminhos descoloniais.pt_BR
dc.description.abstractThis article is derived from a research that seeks to comprehend the presence and absence of indigenous’ knowledges in the curriculum of teacher education programs in a Brazilian public university. This work also aims to discuss how studies about and with indigenous peoples can provide decolonial possibilities to academia. This research was based on eight teacher education programs that have had indigenous students due to affirmative action policies implemented by the university since 2008. This paper presents a study focused on three teacher education programs: Visual Arts, Music and Education. The research analyses the educational project of each program, the course outlines, and a number of students’ final thesis on indigenous subjects. This work seeks to identify and comprehend signs of the presence or absence of indigenous topics between 2008 and 2018. The results show curriculums have a Eurocentric perspective and only a limited presenceof indigenous topics. It also shows the need to take actions to interculturalize and decolonize the university.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCadernos Cajuína. Teresina, PI. Vol. 7, n.2 (2022), p. 1-20pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectIndigenous knowledgesen
dc.subjectInterculturalidadept_BR
dc.subjectInterculturalityen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectLicenciaturapt_BR
dc.subjectDecolonialityen
dc.subjectPostsecondary educationen
dc.subjectTeacher education programen
dc.titlePossibilidades descoloniais nos currículos de licenciatura : a temática indígena na universidadept_BR
dc.title.alternativeDecolonial possibilities in the curriculum of teacher education programs : indigenous topic in postsecondary educationen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001143147pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples