Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCortela, Caio Corrêapt_BR
dc.contributor.authorKist, Cesarpt_BR
dc.contributor.authorMilistetd, Michelpt_BR
dc.contributor.authorBoth, Jorgept_BR
dc.contributor.authorBalbinotti, Carlos Adelar Abaidept_BR
dc.date.accessioned2022-10-26T04:46:45Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn2318-5090pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/250286pt_BR
dc.description.abstractINTRODUÇÃO: No Brasil, pesquisas referentes ao desenvolvimento do treinador são recentes. Nos últimos cinco anos observam-se os primeiros movimentos para a formação de grupos de pesquisa especificamente ligados à temática. OBJETIVO: Na tentativa de contribuir nesse cenário, este ensaio bibliográfico, de caráter exploratório, busca apresentar o panorama atual de oportunidades de aprendizagem em contexto formal e não formal, disponíveis aos treinadores brasileiros de tênis em seu processo de aprendizagem profissional. RESULTADOS: Alguns dilemas encontrados na formação inicial, por meio da via acadêmica e na continuada, pelas vias acadêmica e federativa, são apresentados e debatidos com a literatura. CONCLUSÃO: Por fim, possíveis avanços frente aos impasses percebidos são sugeridos, visando contribuir com as instituições envolvidas na formação de treinadores da modalidade.pt_BR
dc.description.abstractBACKGROUND: In Brazil, research on coaches’ development is recent. In the last five years, efforts were made to organize the first research groups concerned to study coaches’ development. OBJECTIVE: In attempt to contribute in this scenario, this exploratory bibliographic essay aims to present the current panorama of learning opportunities available to Brazilian tennis coaches in formal and non-formal context. RESULTS: Dilemmas in the academic initial training as well as in the continuing training through the academic and federative path are presented and discussed with the current literature. CONCLUSION: Finally, suggestions to overcome the current stalemates are presented to contribute to the organizations involved on tennis coaches’ training and development.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCaderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, PR. Vol. 18, no.2 (2020), p. 107-114pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProfessional Learningen
dc.subjectTênis (Esporte)pt_BR
dc.subjectCoachesen
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt_BR
dc.subjectTreinadorespt_BR
dc.subjectTennisen
dc.titleAprendizagem profissional de treinadores de tênis: um ensaio para primeiras aproximações com o contexto nacional de formaçãopt_BR
dc.title.alternativeTennis coches’ professional learning: an essay for the approximation to the national contexten
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001146250pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples