Mostrar registro simples

dc.contributor.authorScherer, Alexandrept_BR
dc.contributor.authorMolina Neto, Vicentept_BR
dc.date.accessioned2010-08-11T04:18:02Zpt_BR
dc.date.issued2000pt_BR
dc.identifier.issn0104-754Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/25035pt_BR
dc.description.abstractO estudo trata de identificar que conhecimentos sustentam a prática pedagógica do professor de educação física da escola pública da rede estadual de ensino. Nesse sentido, a análise efetiva desta investigação foi centrada nas concepções teóricas, na trajetória profissional e no cotidiano dos professores de educação física. A metodologia utilizada centrou-se na perspectiva qualitativa de um estudo etnográfico envolvendo dezesseis professores e seis escolas da rede pública estadual de ensino na cidade de Porto Alegre. Este trabalho aponta para a necessidade de compreenderse, com mais profundidade, o cotidiano escolar, através de estudos de perspectiva qualitativa, onde a compreensão das relações que abrangem a comunidade escolar sustente uma ação pedagógica dos professores de educação física, sem desconsiderar o contexto social, político, econômico e cultural.pt_BR
dc.description.abstractThe study examines to identify that knowledge sustain the pedagogic practice of physical education teachers of public school, of the state net of teaching. In that sense, the effective analysis of this study was centered in the theoretical conceptions, in the professional trajectory and in the daily of physical education teachers. The used methodology was centered in a qualitative perspective of an ethnographic study involving sixteen teachers and six schools of the public state net of teaching in the city of Porto Alegre. This work points for the need of understanding, with more depth the daily school, through studies of qualitative perspective, where the understanding of the relationships that embrace the scholastic community, sustain a pedagogic action of physical education teachers, without disrespecting the social, political, economic and cultural context.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofMovimento. Porto Alegre. vol. 7, n. 13, (2000), p.71-80pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesporto escolar : Avaliacaopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducação física e treinamentopt_BR
dc.subjectRio Grande do Sulpt_BR
dc.titleO conhecimento pedagógico do professor de educação física da escola pública no Rio Grande do Sul: uma etnografia em Porto Alegrept_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000293637pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples