Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBordini, Maria da Glóriapt_BR
dc.contributor.authorGuindani, Gabriela Ruwerpt_BR
dc.date.accessioned2022-10-26T04:49:53Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/250366pt_BR
dc.description.abstractOs vestígios do processo de criação das obras de Erico Verissimo, deixados por ele ou interpretados por críticos em seu Acervo Literário de Erico Verissimo (ALEV), hoje guardado pelo Instituto Moreira Salles, no Rio de Janeiro, são parte importante da memória cultural, termo empregado por Stuart Hall (2006) que determina a preservação, pela narrativa, de uma identidade e de uma herança simbólica. Rastreando e conectando esses traços, referentes ao livro do escritor cruz-altense selecionado para o presente trabalho, O resto é silêncio (1943), é possível reconstituir cenários de escrita de tal obra apontando, especificamente, o papel da literatura como objeto de conhecimento e de manutenção da memória coletiva. Interessam, pois, os estudos que versem sobre o papel dos acervos literários na tarefa de análise de textos e, na mesma proporção, matérias que abordem o valor social e cultural agregado aos acervos, em especial as da teoria de Pierre Bordieu sobre o capital simbólico. Busca-se estabelecer uma associação entre acervo-memória-identidade para fundamentar a afirmação de que um acervo literário proporciona mais do que a percepção de uma obra, uma vez que comporta parte de uma cultura, a partir da perpetuação de traços de memória coletiva contidos nas entrelinhas dos textos (encontrados na obra e no acervo sobre a obra).pt_BR
dc.description.abstractThe vestiges of the creative process of Erico Verissimo's works, left by him or interpreted by critics in his collection, the Erico Verissimo Literary Archive (ALEV), now kept by the Moreira Salles Institute, in Rio de Janeiro, are an important part of cultural memory, term used by Stuart Hall (2006) that determines the preservation, through the narrative, of an identity and a symbolic heritage. Tracing and connecting these traces, referring to a book by the cruz-altense writer selected for the present work, O resto é silêncio (1943), it is possible to reconstitute scenarios of such writing, specifically pointing out the role of literature as an object of knowledge and maintenance of collective memory. Therefore, studies that deal with the role of literary collections in the task of analyzing texts are of interest and, in the same proportion, are matters that address the social and cultural value added to the collections, especially those of Pierre Bordieu's theory on symbolic capital. The aim is to establish an association between collection-memory-identity to support the assertion that a literary collection provides more than the perception of a work, as it comprises part of some culture from the perpetuation of collective memory traces contained between the lines of the texts (found in the work and in the collection about the work).en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectVeríssimo, Érico, 1905-1975. O resto é silêncio : Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectLiterary collectionen
dc.subjectAcervos literáriospt_BR
dc.subjectCultural memoryen
dc.subjectMemória culturalpt_BR
dc.subjectIdentityen
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.titleQuais vozes se reúnem em um acervo literário? : a relevância do acervo literário de Érico Veríssimo para a afirmação de uma memória culturalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001152180pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples