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Análise de defeitos superficiais com origem no processo de laminação de aços especiais para a cadeia automotiva e implementação de soluções

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Análise de defeitos superficiais com origem no processo de laminação de aços especiais para a cadeia automotiva e implementação de soluções

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Título Análise de defeitos superficiais com origem no processo de laminação de aços especiais para a cadeia automotiva e implementação de soluções
Outro título Analysis of surface defects origanated on the rolling process of automotive steels and implementation of solutions
Autor Viana, Márcio Costa
Orientador Rocha, Alexandre da Silva
Data 2009
Nível Mestrado profissional
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Minas, Metalúrgica e de Materiais.
Assunto Laminação : Aço
Laminação : Defeitos
[en] Defects
[en] Long products
[en] Quality
[en] Rolling
[en] Steel
Resumo Diversos tipos de defeitos superficiais estão presentes em barras laminadas (e produtos longos) e a presença destes defeitos pode ser muito prejudicial ao desempenho de peças, principalmente, quando se trata de aços para aplicação na cadeia automotiva, onde os níveis de exigência durante o forjamento da peça e durante a sua aplicação são extremamente elevados. Neste trabalho buscou-se determinar as condições operacionais mais apropriadas para a melhoria da qualidade superficial do produto laminado bruto com conseqüente redução de refugo e retrabalho ao longo de toda a cadeia de produção. O objetivo do trabalho é mostrar os defeitos de superficiais de dobra e escama como conseqüência de condições operacionais inapropriadas. Para isto aplicou-se uma metodologia que envolve a análise dos principais pontos de geração de defeitos, possibilitando um levantamento das causas. Com as ações propostas, buscou-se tornar o processo mais estável. Obtiveram-se melhorias significativas na qualidade superficial do material com acentuada redução no refugo por qualidade de aço produzido.
Abstract Several types of defects are present in rolled bars and their effects can be very harmful to the performance of mechanical parts, especially in the case of steels for application in the automotive industry, where quality requirements during forging and during its application are high. In this study we sought to determine the most appropriate operating conditions for the reduction of scrap caused by defects that originate in the rolling process, the analyzed defects were the so called overlap of rolling, scales and risks. For this a methodology that involved the analysis of the main points of generation of defects, allowing a survey of the causes was applied. With the proposed actions it was aimed at making the process more stable. This led to a significant improvement in surface quality of the material with marked reduction in scrap for each kind of steel.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/25048
Arquivos Descrição Formato
000748519.pdf (3.558Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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