Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKaercher, Nestor Andrépt_BR
dc.contributor.authorBorba, Lucas Eduardo dept_BR
dc.date.accessioned2022-11-04T04:37:19Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/250655pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho visa apresentar a partir de relatos dos alunos da rede pública estadual, as dificuldades enfrentadas na implementação do ensino remoto emergencial (ERE), como alternativa a não suspensão das aulas no ano letivo de 2020 por conta da pandemia de COVID-19. O estudo se propôs através da metodologia de Grupo Focal, compreender como um grupo de jovens estudantes vivenciou esse período de ERE, suas dificuldades e perspectivas, bem como o desafio em retornar à escola depois de quase dois anos. Para este estudo, foram realizados dois encontros com um grupo de alunos do terceiro ano do ensino médio noturno na E.E.E.M Padre Reus, localizada na zona sul da cidade de Porto Alegre - RS. Os resultados evidenciaram a dificuldade dos estudantes em participar das aulas e atividades propostas a partir do uso do ERE e salientaram como vivenciaram a falta do ambiente escolar. Atrelado a isso, destaca-se que a necessidade de urgência na implantação do ERE dificultou a adequação e adaptação dos planos de aula tornando a interação entre aluno e professor muito baixa e acarretando a diminuição do vínculo com a escola durante esse período. Com o retorno as salas de aula, surgem inseguranças e lacunas se tornam perceptíveis, mas ainda assim os alunos ousam sonhar e pensar no seu futuro.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectGeografia escolarpt_BR
dc.subjectEnsino Remoto Emergencial (ERE)pt_BR
dc.titleO Impacto das mudanças no ensino durante a pandemia de Covid-19 : desafios e perspectivas com o retorno às aulas presenciaispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001153023pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationGeografia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples