Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBorsa, Juliane Callegaropt_BR
dc.contributor.authorBandeira, Denise Ruschelpt_BR
dc.date.accessioned2022-11-04T04:37:26Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.issn2238-0019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/250669pt_BR
dc.description.abstractObjective: To evaluate the psychometric properties of the Brazilian version of the Peer Aggressive and Reactive Behaviors Questionnaire (PARB-Q), a self-report instrument comprising two independent scales that assess aggressive behavior and reactions to peer aggression. Method: A total of 727 elementary schoolchildren aged 8-13 years (52% boys) were included. Exploratory and confirmatory factor analyses were used to evaluate the factor structure. Results: The Brazilian version of the PARB-Q was consistent with the original version. The results of the exploratory factor analyses (EFA) indicated a one-factor solution for the first scale (Peer Aggression Scale) and a three-factor solution (Reactive Aggression, Seeking Teacher Support, and Internalizing Reaction) for the Reaction to Peer Aggression Scale. The confirmatory analyses for both scales yielded good fit indices. Conclusion: The results of the statistical analyses suggested adequate psychometric properties and satisfactory validity and reliability of the Brazilian version of the PARB-Q, making it a useful tool for assessing aggressive behavior as well as children’s reactions to aggression by their peers.en
dc.description.abstractObjetivo: Avaliar as propriedades psicométricas do Questionário de Comportamentos Agressivos e Reativos entre Pares (Q-CARP), versão brasileira, instrumento de autorrelato composto por duas escalas independentes que avaliam os comportamentos agressivos e as reações das crianças frente à agressão dos seus pares. Método: Participaram do estudo 727 crianças com idade entre 8 e 13 anos, estudantes do ensino fundamental (52% meninos). Análises fatoriais exploratórias e confirmatórias foram realizadas com o objetivo de avaliar a estrutura fatorial do instrumento. Resultados: O Q-CARP foi consistente com a versão original. Os resultados das análises fatoriais exploratórias indicaram solução de um fator para a primeira escala (Escala de Comportamentos Agressivos) e de três fatores (Reação Agressiva, Busca de Apoio e Reação Internalizada) para a Escala de Reação à Agressão. As análises fatoriais confirmatórias revelaram bons índices para ambas as escalas. Conclusão: Os resultados das análises estatísticas sugeriram adequadas propriedades psicométricas e satisfatórios índices de validade e fidedignidade para a versão brasileira do Q-CARP, configurando-se como uma ferramenta útil para avaliar os comportamentos agressivos de crianças e, também, suas reações frente à agressão de seus pares.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofTrends in psychiatry and psychotherapy. Porto Alegre. Vol. 36, n. 2 (abr./jun. 2014), p. 89-100.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComportamento agressivopt_BR
dc.subjectAssessmenten
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectAggressionen
dc.subjectPsicometriapt_BR
dc.subjectChilden
dc.subjectValidationen
dc.subjectTraduçãopt_BR
dc.subjectPsicologia : Testes e medidas : Brasilpt_BR
dc.subjectQuestionnaireen
dc.titleThe peer aggressive and reactive behaviors questionnaire (PARB-Q) : evidence of validity in the Brazilian contextpt_BR
dc.title.alternativeQuestionário de comportamentos agressivos e reativos entre pares (Q-CARP) : vidências de validade para o contexto brasileiropt
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001005281pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples