Mostrar registro simples

dc.contributor.authorWeber, Dorcas Janicept_BR
dc.date.accessioned2022-11-04T04:38:32Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn2594-9004pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/250749pt_BR
dc.description.abstractAs práticas educativas passaram por mudanças significativas no ano de 2020 por conta da pandemia do novo Corona vírus. Com isso, práticas realizadas de modo presencial passaram a ser realizada mediadas por tecnologias digitais, muitas delas já utilizadas em ações de educação a distância desde a virada do século. Entre os elementos evidenciados com esta mudança nas práticas pedagógicas estão os recursos didáticos. Por muito tempo, o livro didático foi o recurso mais utilizado, contudo, com a mudança nas metodologias muitos materiais tiveram que ser produzidos pelos professores. Neste escrito, busca-se discutir aspectos relacionados à importância dos recursos didáticos e apontar parâmetros que necessitam ser levados em consideração no momento de sua produção. Para tal, foi realizada uma pesquisa teórica sobre critérios e conceitos norteadores docentes na produção de recursos didáticos. Ainda foram buscados nas teorizações sobre design e recursos didáticos para Educação a distância elementos que pudessem apontar parâmetros para a produção de materiais didáticos para ações educativas mediadas pelas tecnologias digitais. Desta forma, busca-se consolidar o entendimento do recurso didático como um espaço pedagógico, visto que seus elementos compositores, para além dos textos, também atuam para a efetivação da aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractEducational practices underwent significant changes in 2020 due to the new Corona virus pandemic. As a result, face-to-face practices are now mediated by digital technologies, many of which have already been used in distance education actions since the turn of the century. Among the elements highlighted with this change in pedagogical practices are teaching resources. For a long time, the textbook was the most used resource, however, with the change in methodologies, many materials had to be produced by teachers. In this writing, we seek to discuss aspects related to the importance of teaching resources and point out parameters that need to be taken into account at the time of their production. To this end, a theoretical research was carried out on criteria and concepts that guide teachers in the production of teaching resources. Elements that could point out parameters for the production of teaching materials for educational actions mediated by digital technologies were also sought in the theories about design and teaching resources for distance education. In this way, we seek to consolidate the understanding of the didactic resource as a pedagogical space, since its compositional elements, in addition to the texts, also act for the realization of learning.en
dc.description.abstractLas prácticas educativas sufrieron cambios significativos en 2020 debido a la nueva pandemia del virus Corona. Como resultado, las prácticas presenciales ahora están mediadas por tecnologías digitales, muchas de las cuales ya se han utilizado en acciones de educación a distancia desde el cambio de siglo. Entre los elementos destacados con este cambio en las prácticas pedagógicas están los recursos didácticos. Durante mucho tiempo, el libro de texto fue el recurso más utilizado, sin embargo, con el cambio de metodologías, muchos materiales tuvieron que ser producidos por los docentes. En este escrito, buscamos discutir aspectos relacionados con la importancia de los recursos didácticos y señalar parámetros que deben ser tomados en cuenta al momento de su producción. Para ello, se realizó una investigación teórica sobre criterios y conceptos que orientan a los docentes en la producción de recursos didácticos. En las teorías sobre el diseño y los recursos didácticos para la educación a distancia también se buscaron elementos que pudieran señalar parámetros para la producción de materiales didácticos para acciones educativas mediadas por tecnologías digitales. De esta forma, buscamos consolidar la comprensión del recurso didáctico como espacio pedagógico, ya que sus elementos compositivos, además de los textos, también actúan para la realización del aprendizaje.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofReDoC: revista docência e cibercultura. Rio de Janeiro : Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2017-. Vol. 6, n. 5 (nesp. 2022), p. 406-422pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducationen
dc.subjectTecnologia digitalpt_BR
dc.subjectDigital technologiesen
dc.subjectTeaching resourcesen
dc.subjectParametersen
dc.subjectEducaciónes
dc.subjectTecnologias digitaleses
dc.subjectRecursos didácticoses
dc.subjectParámetroses
dc.titleParâmetros para a produção de recursos didáticos para a educação mediada pelas tecnologias digitaispt_BR
dc.title.alternativeParameters for the production of teaching resources for education mediated by digital technologies en
dc.title.alternativeParámetros para la producción de recursos didácticos para la educación mediada por tecnologías digitales es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001151679pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples