Repositório Digital

A- A A+

Saberes da área de ciências construídos ao longo do ensino fundamental

.

Saberes da área de ciências construídos ao longo do ensino fundamental

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Saberes da área de ciências construídos ao longo do ensino fundamental
Autor Jungkenn, Márcia Andréia Teloken
Orientador Del Pino, Jose Claudio
Data 2010
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.
Assunto Ciências : Ensino
Construção do conhecimento
Currículo
Ensino fundamental
Formação de conceito
[en] Curriculum
[en] Elementary education
[en] Sciences
[en] Students
[en] Teachers
Resumo A pesquisa, que teve por objetivo investigar a constituição e a relevância dos conhecimentos do currículo de Ciências do Ensino Fundamental, foi realizada em duas etapas. A primeira parte da pesquisa, investigação com os professores, teve como objetivo elucidar as concepções dos docentes dos três ciclos de uma escola municipal de Lajeado/RS, organizada por Ciclos de Formação, acerca dos conhecimentos que são construídos ao longo do Ensino Fundamental, na área de Ciências. Inicialmente, através de entrevista semi-estruturada os oito professores entrevistados falaram sobre suas concepções acerca do currículo de Ciências do ciclo onde atuam e sobre o currículo de Ciências do Ensino Fundamental. Através desta etapa da pesquisa constatou-se que os professores desta escola são comprometidos com a proposta do currículo e acreditam que a proposição deste deve considerar os interesses dos alunos, sua vivência e aprendizagem, no contexto social e cultural. Consideram ainda a relevância da área da ciência para a formação do cidadão, e da abordagem integrada das temáticas desenvolvidas nos três ciclos. Em seguida, num questionário contendo noventa e quatro proposições acerca do currículo de Ciências do Ensino Fundamental os professores classificaram cada uma das proposições quanto à sua relevância no currículo de Ciências do Ensino Fundamental. A partir das informações obtidas através da investigação com os professores, foi elaborado um instrumento de pesquisa a ser aplicado na segunda parte da pesquisa, investigação com os estudantes. Os vinte e nove estudantes concluintes do Ensino Fundamental do ano de 2007, da mesma escola, resolveram as vinte e seis questões do instrumento de pesquisa elaborado a partir dos resultados da pesquisa com os professores. Para a análise da pesquisa dos estudantes, as questões foram organizadas em três categorias (questões dissertativas, questões objetivas, questões envolvendo interpretação de gráficos e tabelas), sendo que algumas delas foram incluídas em mais de uma categoria. A partir da análise das questões das três categorias verificou-se que, no geral, os estudantes tiveram bom desempenho, demonstrando terem conhecimentos necessários para a resolução das mesmas. Ao longo da discussão das respostas foram apontadas questões com baixo índice de acertos, possíveis causas e soluções para a melhoria do Ensino de Ciências no nível Fundamental de Educação.
Abstract The objective of the research was to investigate the constitution and relevance of the Elementary Education Science curriculum knowledge and it was performed in two stages. The objective of the first part of the research, investigation with teachers, was to clarify the conceptions teachers had in the three cycles at a municipal school in Lajeado/RS that is organized in Formation Cycles, of the knowledge that is built throughout Elementary Education in the Sciences area. Initially, with a semi-structured interview, the eight teachers who were interviewed talked about their conceptions of the Sciences curriculum in the cycle they work on and of the Elementary Education Sciences curriculum. From this stage in the research it was found that the teachers at that school were committed to the curriculum proposal and believed that its proposition should take into consideration the interests of students, their life experience and learning in the social and cultural context. They further consider that the relevance of the science area in the formation of citizens and of the integrated approach by the themes developed in the three cycles. After that, using a questionnaire with ninety four propositions about the Elementary Education Sciences curriculum the teachers classified each proposition regarding its relevance in the Elementary Education Sciences curriculum. From the information obtained by investigating the teachers, a research tool was developed to be applied in the second party of the research, the investigation with the students. The twenty nine students, who were finishing the Elementary Education in 2007, were from the same school and solved the twenty six questions in the research instrument developed from the results from the research with the teachers. To analyze the research with the students, the questions were organized into three categories (essay questions, objective questions, questions involving the interpretation of graphs and tables), some of which were included in more than one category. From the analysis of the questions in the three categories, if was found that overall, students had good performances, showing they possessed the knowledge required to solve them. During the discussion about the answers, questions with low rates of correct answers were pointed out, as were their likely causes and solutions to improve Sciences Teaching at the Elementary Education level.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/25079
Arquivos Descrição Formato
000751579.pdf (2.732Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.