Repositório Digital

A- A A+

A cultura da convergência e os fãs de Star Wars : um estudo sobre o conselho Jedi RS

.

A cultura da convergência e os fãs de Star Wars : um estudo sobre o conselho Jedi RS

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A cultura da convergência e os fãs de Star Wars : um estudo sobre o conselho Jedi RS
Autor Silveira, Stefanie Carlan da
Orientador Primo, Alex Fernando Teixeira
Data 2010
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação.
Assunto Cibercultura
Cultura da convergência
Fãs
Guerra nas Estrelas (Filme)
[en] Convergence culture
[en] Fans
[en] Jedi Council
[en] Star wars
Resumo A cultura da convergência abarca a questão tecnológica do fluxo de conteúdos, ocorrendo através de múltiplos suportes midiáticos e as questões de mudança de comportamento do público, que se apropria das redes digitais para buscar de diferentes experiências de entretenimento e de informação. Os sujeitos buscam um produto midiático que não se finde na sua própria exibição, mas sim proponha conteúdos que vão além de um único dispositivo de distribuição e necessitem do engajamento do público para que aconteçam efetivamente. Os fãs são personagens centrais da mudança na forma de operar da mídia de massa por serem pioneiros na adaptação às novas tecnologias de comunicação e informação e nos processos de produção e consumo participativos. A partir disso, esta pesquisa busca um olhar sobre as interações que fazem parte do comportamento dos fãs, tanto nas relações entre eles quanto com a indústria midiática. Para tanto, estudam-se os fãs de Star Wars, mais especificamente, os membros do Conselho Jedi do Rio Grande do Sul (CJRS), a fim de que através de um objeto empírico, consolidado e permanente se possa investigar o comportamento deste grupo no contexto de cultura da convergência, onde as interações entre eles e com o mercado de mídia são transformadas.
Abstract The convergence culture includes the technological issue of the content flow going through multiple media and the issues of changes in public behavior which appropriates itself of the digital networks seeking for different experiences of entertainment and information. The individuals look for a media product that doesn‟t finish itself in its own exhibition, but propose content that go beyond a single distribution device and require the engagement of the audience to actually happen. The fans are central characters in the change of mass media operating way because they are pioneers in adapting the new technologies of communication and information and in participatory processes of production and consumption. From this, this research seeks a look at the interactions that are part of the behavior of fans, both in relations between them and with the media industry. To this end, the Star Wars fans are studied, more specifically, the members of the Jedi Council of Rio Grande do Sul (CJRS), so that through a consolidated and permanent empirical object, it became possible to investigate the behavior of this group in the convergence culture context where the interactions between them and the media market are changed.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/25129
Arquivos Descrição Formato
000752300.pdf (2.032Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.