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dc.contributor.advisorGalli, Oscar Claudinopt_BR
dc.contributor.authorLengler, Gustavo Maltezpt_BR
dc.date.accessioned2010-08-19T04:18:33Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/25156pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho procura descrever e analisar a importância dos formadores de mercado e os objetivos das empresas que contratam os marketmakers na Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA). Ele apresentará algumas características da legislação brasileira e informações a respeito deste mercado no Brasil para, através de ferramental estatístico, analisar se um formador de mercado pode trazer aumento de valor para os ativos bem como diminuição de volatilidade. Através de busca no sítio da BOVESPA de janeiro de 2002 a janeiro de 2010, foram analisadas 98 empresas de capital aberto na BOVESPA e após exclusões por falta de dados para montar a janela de eventos ou insignificância dos coeficientes, a análise se concentrou em 57 ativos. Foram elaboradas duas janelas de eventos (2 dias e 11 dias) e os resultados apontaram que há uma diminuição da amplitude diária, sugerindo a diminuição de volatilidade, e dessa forma, redução de riscos ao investidor, mas por outro lado, não há estatisticamente uma evidência de que há retornos anormais significativamente diferentes de zero quando da entrada de um formador de mercado tampouco quando da saída do marketmaker, exceto no retorno acumulado quando da saída do formador mercado da janela de eventos de 11 dias, com resultado positivo em 4.79%. Entretanto, mesmo com pouca significância estatística, todos os resultados podem estar indicando um eventual aumento (diminuição) da assimetria informacional quando da entrada (saída) do formador mercado.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation wants to analyze the importance of the marketmakers and describe the companies‟ goals when they decide to hire marketmakers in Brazilian stock Market Exchange (BOVESPA). After presenting the Brazilian legal environment and available data, the analysis focus on an event-study looking for changes in volatility using the daily amplitude as a proxy and the positive(negative) abnormal returns when hiring(rescinding) marketmakers. From January 2002 to January 2010, 98 enterprises were analyzed and after exclusions due to lack of data for event-study window estimation or coefficient non-significance , the analysis was concentrated on 57 assets. Two event-windows were created for this work (2 and 11 days) and results suggest volatility reduction when marketmaker services are being provided. However, there are no statistical evidence of abnormal returns due to the marketmaker, except for the 11-day-event-study when marketmakers stop providing the service, with a positive result of 4.79%. However, results tend to show with little significance an increase (decrease) of information asymmetry when marketmakers starts(stops) providing their services.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFormador de mercado (Market Maker)pt_BR
dc.subjectMarketmakeren
dc.subjectLiquidity premiumen
dc.subjectMercado de açõespt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.titleMarketmakers : eles são úteis no Brasil?pt_BR
dc.title.alternativeMarketmakers: are they useful in Brazil? en
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000750890pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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