Repositório Digital

A- A A+

Formação de professores/educadores : um olhar a partir de Paulo Freire

.

Formação de professores/educadores : um olhar a partir de Paulo Freire

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Formação de professores/educadores : um olhar a partir de Paulo Freire
Autor Durant, Lidiane Marques
Orientador Zitkoski, Jaime José
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Freire, Paulo, 1921-1997
Professor
Resumo O presente estudo pretende problematizar, segundo o livro A Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa, de Paulo Freire, quais os elementos relevantes para se ser um bom profissional docente e que fatores competem exclusivamente ao exercício de ser um professor/educador, partindo da discussão apresentada no livro sobre as dimensões epistemológicas, antropológicas e políticas que envolvem a profissão docente. A escolha da temática de estudo sobre a formação de professores se deu ao longo do meu percurso acadêmico, através do que abstrai das mini-práticas e estágio de docência no que se refere ao comprometimento e entendimento da importância da profissão docente. A pesquisa tem caráter exclusivamente bibliográfico, lançando um olhar reflexivo a partir da leitura de “A Pedagogia da Autonomia”. Assim, percebeu-se que o comprometimento pedagógico em relação à realidade dos educandos e a reflexão sobre a ação docente são elementos fundamentais para uma prática coerente de todo profissional docente.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/25203
Arquivos Descrição Formato
000750900.pdf (118.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.