![]() |
Para citar ou acessar este item utilize:
http://hdl.handle.net/10183/25206
Título | Faz-de-conta na educação infantil : prevenção de dificuldades e promoção de aprendizagens |
Autor |
Chiaradia, Lisiane
|
Orientador |
Corso, Luciana Vellinho
|
Data | 2010 |
Nível | Graduação |
Instituição | Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura. |
Assunto |
Diversidade
Educação infantil |
Resumo | O presente estudo refere-se à relevância do lúdico, em especial da brincadeira de faz-de-conta, para o desenvolvimento infantil. Teve como objetivo revisar e aprofundar conhecimentos sobre o tema, problematizar a importância das situações lúdicas no processo de ensino-aprendizagem, assim como refletir sobre algumas de minhas inquietações, surgidas no período de estágio. Duas questões nortearam o trabalho: Um projeto que valorize o faz-de-conta pode atender a diversidade característica das crianças nesta fase de desenvolvimento? Uma educação que valoriza o faz-de-conta promove o desenvolvimento e previne as dificuldades de aprendizagem? O referencial teórico utilizado está baseado nas teorias de Piaget, Vigotsky e alguns autores da área de psicopedagogia. A partir do aprofundamento do tema e análise da prática de estágio curricular, em que utilizei um projeto que possuía como fio condutor o faz-de-conta, percebi que esta brincadeira é mais ampla do que apenas ensinar conteúdos de forma lúdica, pois ela possibilita atender às crianças em seus diferentes tempos, ritmos e formas de aprender. Posso assim afirmar que, através do comprometimento em assegurar tempo e espaço para brincar, o educador contribui, decisivamente, para o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças, destacando que a brincadeira de faz-de-conta é uma rica experiência que propicia uma aprendizagem significativa e prazerosa. |
Tipo | Trabalho de conclusão de graduação |
URI | http://hdl.handle.net/10183/25206 |
Arquivos | Descrição | Formato | |
---|---|---|---|
000751695.pdf (95.14Kb) | Texto completo | Adobe PDF | Visualizar/abrir |
Este item está licenciado na Creative Commons License